Convites inesperados na corrida

POR DARLAN SOUZA – Todo corredor normalmente costuma participar de uma turma, um grupo presencial ou virtual como nas redes sociais ou mesmo de whatsapp.

São publicadas nestes grupos muitas fotos e mensagens de treinos de todos os tipos, e até os tradicionais convites para participar de alguns treinões e algumas corridas pela região ou com valor bem acessível ou mesmo alguém “repassando” uma inscrição bem em conta.

E aqui o alerta! Pois aqui mora o perigo!!!

Mas é só uma corridinha, qual o problema?

Sabemos que estes eventos são motivadores, beneficentes algumas vezes, porém ele não faz parte do seu planejamento de treinos e pode afetar a carga semanal da sua prescrição de treinos, podendo ser mais ou menos intensa ou volumosa, além de ter características de terreno diferente do que estás se preparando para sua sonhada prova do ano.

Será que estas subidas, descidas, cascalhos ou trilha ou mesmo que seja asfalto plano, vão ajudar mesmo em seu programa de treinamento, ou não vão trazer risco?

Avalie. Outro exemplo bem claro que gosto de citar é que quando você está treinando e, por acaso, sente algum desconforto. Você pára o treino e volta para casa e logo estará bem em 24 a 48h. Se você está  em um treino desses ou em uma prova fazendo “seu treino de luxo” querendo cruzar o pórtico por uma medalha a mais, você não vai parar (mesmo com dor e lesionado) e tem de ir até o final, comprometendo sua preparação e retardando sua recuperação.

Fazer mais não significa fazer melhor. Qualidade é melhor que quantidade, lembre-se disso! E dizer não algumas vezes e manter o foco nos treinos e na meta desejada te fará mais ainda mais feliz no fim das contas. Bons treinos!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.