Dicas para otimização do alongamento

POR MERIJN ANTONISSEN

stretching-814227_1280O alongamento é importante para manter a flexibilidade e a amplitude dos movimentos que executamos ao longo da vida e pode ser feito tanto de maneira dinâmica ou estática.

Normalmente o alongamento dinâmico é usado antes de começar a se exercitar: são aqueles movimentos que costumamos ver os jogadores de futebol fazerem antes da partida, como uma preparação, servem também como aquecimento.

Já o alongamento estático pode ser feito a qualquer momento, mas podemos sentir os benefícios de maneira mais intensa se praticado após a atividade física, contribuindo para o relaxamento e a recuperação muscular. Os músculos são contraídos durante a prática esportiva, portanto, o alongamento estático deve ser feito para compensar as ações musculares, para evitar o acúmulo de tensão em determinados pontos.

Você já se perguntou para qual grupo muscular é feito cada posição de alongamento?

O ideal é que tenhamos noção e consciência corporal de que cada posição de alongamento serve para alongar uma região do corpo, sem prejudicar o todo.

Procure saber para qual músculo serve cada alongamento e sinta a extensão máxima de cada um dos músculos sem prejudicar a postura.

É essencial manter a coluna alinhada em todo e qualquer alongamento. Além disso, mantenha a respiração contínua e tranquila, jamais bloqueie a respiração.

E se durante o alongamento você não consegue relaxar, é um sinal que não está sendo feito da maneira adequada.

RESUMINDO:

-Saber o grupo muscular alongado

-Alinhar a coluna

-Respirar sem bloqueio

-Relaxar

Merijn Antonissen é educador físico e personal trainer.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.