Diga-me como tu corres e te direis o que tens

POR LEONARDO MACHADO – Você já sentiu alguma dor ao correr? Já trocou de tênis inúmeras vezes mas as dores ainda persistem? Qual é a fonte das lesões em corredores?

Antes que se queira criar paradigmas e mesmo mitos de que a corrida é causadora de problemas músculo-esqueléticos, é necessário ter a compreensão de que esse gesto é um dos mais naturais da nossa espécie e, grande parte, da evolução que tivemos foi justamente para nos permitir a corrida e a caça.

É necessário também compreender que antes de serem feitas análises do que são as lesões de corredores é preciso entender como se dá o movimento em nossas articulações.

A corrida impõe ao nosso corpo um elevado estresse e impacto. A partir de uma engenharia muito bem desenvolvida, cada articulação do nosso corpo será capaz de dissipar parte da energia criada. Através de uma sucessão de eventos desde o contato inicial da região anterior do pé até a cabeça.

Um dos primeiros pontos a serem questionados é como ocorre o contato do pé com o solo. Ele se dá a partir do calcanhar ou da região anterior do pé? Estudos produzidos em Harvard pelo renomado pesquisador Daniel Lieberman evidenciaram que quando o contato era feito pela região anterior do pé, região mais móvel e multi-articular, os estresses eram parcialmente ali dissipados ao contrário das pessoas que corriam com o apoio do calcanhar.

Existem ainda discussões sobre o uso ou não do tênis, mas isso ficará para um próximo texto. O importante entender aqui é que tensões musculares anormais podem desencadear assimetrias e perdas de mobilidades articulares que irão ocasionar uma sobrecarga a mais nas articulações vizinhas e, com isso, processos degenerativos (artroses) ao longo do tempo.

 

Leonardo Machado é fisioterapeuta especializado em Saúde Integrativa. Ele observa o corpo como um todo, possibilitando redução das dores de uma maneira definitiva sem forçar a área do corpo afetada. Membro da Sociedade Brasileira de Fisioterapia. Formado há 16 anos pela UFRJ, pós graduado em fisioterapia ortopédica pela UNESA-RJ, mestre em bioengenharia pela UNIVAP-SP e criador do Projeto Por uma Vida Sem Dor, onde oferece conteúdo gratuito com dicas de Estilo de Vida, Alimentação, Exercícios e Atitudes para conquistar qualidade de vida e um corpo livre de dores.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.