Dor Lateral do Quadril: Saiba como prevenir!

POR ANDRÉ NOGUEIRA FERRAZ – Com o aumento do número de pessoas que iniciaram a corrida e tem hoje essa modalidade como estilo de vida, algumas lesões passaram a atrapalhar a prática esportiva.

A Tendinopatia do glúteo médio é comum em esportes que exijam de maior controle dos movimentos e força dos membros inferiores. É normal nesses casos, o corredor referir dor em movimentos como a corrida na subida que exige ainda mais dos nossos músculos.

O Glúteo Médio é um músculo na lateral do nosso quadril e tem como função estabilizar nossa pelve e nosso quadril durante a marcha e a corrida.

E O Que Devo Fazer?

Vamos trabalhar em 3 frentes agora:

  • Fortalecimento
  • Liberação Miofascial
  • Reabilitação

Fortalecimento

O fortalecimento especifico para corredores é fundamental quando falamos em prevenção de lesões e até mesmo melhora no desempenho nas corridas. Gosto de dizer que nesse momento, o trabalho funcional é superior quando comparado a exercícios realizados nos equipamentos de musculação.

 O ser humano se movimenta trabalhando várias articulações ao mesmo tempo.

Quando penso nessa colocação, entendo que o mais correto para trabalharmos com corredores, são exercícios como:

  • Agachamento
  • Afundo
  • Avanço

Ou seja, alguns exercícios que fazem com que o atleta utilize vários grupos musculares simultaneamente. Lembrem sempre desse detalhe, o ser humanos se move com movimentos associados e não com um músculo isolado.

Liberação Miofascial

Logicamente que além de manter nossos músculos fortes, também devemos nos preocupar em dar o merecido descanso para eles. Além de treinar de forma inteligente, com uma boa planilha de corrida, fortalecer corretamente, as sessões de liberação miofascial são fundamentais para manter os nossos músculos em perfeito estado.

A Club Fisio desenvolveu um método especifico para corredores e que vem ganhando destaque a cada dia no cenário running por fazer com que os atletas se sintam ainda melhores e mais preparados para suas provas.

Reabilitação

Não seria o ideal pensar em reabilitar, afinal ninguém quer se machucar. Porém, existem momentos em que realmente precisamos para e tratar para conseguir retornar ainda melhor.

Nada melhor do que contar com um time de especialistas no assunto. A Club Fisio vive nesse universo e entende o quanto é importante para o corredor voltar rapidamente para a sua rotina.

A reabilitação gira em torno de 4 semanas em casos mais leves podendo chegar a 8 semanas em casos crônicos.

Não vamos deixar essa dor chegar ao nível crônico para tratar.

Vamos Pensar em Correr Diferente?

Até Semana que Vem

André Ferraz
Fisioterapeuta Formado Pelo Centro Universitário São Camilo
Especialista pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo
Mestre em Ciências da Reabilitação pela Universidade Nove de Julho
Idealizador da Rede Club Fisio de Fisioterapia.
Com Mais de 10 anos de experiência na área esportiva, tem como visão a Fisioterapia Preventiva para Proporcionar Maior Efetividade nos Treinos e Competições.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.