Em sua histórica 20ª edição, TTT tem como grandes campeões Minéia Vinch e Rodrigo Cardoso

Uma das maiores e mais desafiadoras corridas em praia do Brasil teve sua histórica 20ª edição realizada neste sábado (17). A tradicional TTT reuniu 5 mil atletas em corridas pelas principais praias do litoral norte gaúcho. Os grandes destaques foram Minéia Vinch e Rodrigo Cardoso, que venceram a ultramaratona na categoria solo, os mais rápidos na prova de 84 km entre Torres e Imbé (RS).

Além da 20ª edição, consolidando a TTT como um patrimônio do verão gaúcho, o evento deste ano atingiu um patamar inédito, com o recorde histórico de 5 mil participantes e reafirmando a prova entre as maiores corridas de praia do calendário nacional. Os atletas estiveram em ação nos 84 km, que além da categoria individual teve os revezamentos em duplas, quartetos e octetos, e nas provas de 42 km, 21 km e 8,3 km. A chegada de todos eles foram em Imbé (RS), que recebeu a arena do evento.

“Esta histórica 20ª edição valida a sintonia da corrida com o verão e, principalmente, com veranistas e banhistas que frequentam as praias que perfazem os percursos, sendo uma atração à parte. Novamente a TTT marcou o reencontro da comunidade de corredores neste desafio singular que é correr sob o calor e ao lado do mar. Tudo isso pode ser visto na arena de chegada, na praia, em um clima festivo de confraternização”, afirma Paulo Silva, presidente do Clube dos Corredores de Porto Alegre (CORPA), organizadora do evento

E a tradição continua. Em 2027, a TTT volta a agitar o litoral gaúcho no auge do verão. As inscrições para a próxima edição estarão abertas no segundo semestre deste ano.

Sábado de superação entre Torres e Imbé

A movimentação nas areias começou junto aos primeiros raios de sol deste sábado (17). Com largadas escalonadas, a ultramaratona solo, com seus 84 km partiu de Torres às 6h, e foi seguida pelos revezamentos em duplas, quartetos e octetos. O maior percurso do evento combinou trechos de areia fofa, vento e a variação da maré. As largadas da maratona, com 42 km, foi na Praia de Curumim e da meia maratona, com 21 km, em Xangri-Lá. Ambas ocorreram às 8h. Já a prova de 8,3 km, último trecho da ultramaratona, partiu da Praia de Santa Terezinha, no município de Imbé (RS).

O primeiro atleta a encontrar o portal de chegada, em Imbé (RS), foi Lorenzo Dovera, vencedor da prova de menor distância com o tempo de 31m21. Já a primeira colocada nos 8,3 km foi Michele Manzini, com a marca de 39m46. Em seguida, a arena conheceu os campeões das distâncias intermediárias do evento. Nos 21 km, o título ficou com Luisa Almeida e Renan da Costa. Eles conquistaram o lugar mais alto do pódio com o tempo de 1h37m34 e 1h26m23, respectivamente. Já nos 42 km da maratona de praia, os grandes vencedores foram Elisete Silva e Alan Silva, que superaram a distância e o calor em 3h31m56 e 3h16m56, respectivamente.

O momento mais aguardado da 20ª TTT, porém, foi a chegada da prova principal de 84 km. Sob um sol que desafiou os atletas e com a vibração de banhistas e veranistas que incentivaram os corredores, Rodrigo Cardoso, de Guaíba (RS) sagrou-se campeão ao fechar o percurso com o tempo de 6h24m46. Entre as mulheres, Minéia Vinch, de Dois Irmãos (RS), foi a mais rápida na distância e garantiu o título da edição histórica com a marca de 7h56m47.

“Eu corri a primeira vez em dupla mista, a segunda foi quarteto misto e, depois, duas vezes no solo. Eu acho que a TTT é a primeira prova que o corredor quer fazer quando começa o ano. Todo mundo quer estar aqui. A dificuldade é que a gente nunca sabe como vai encontrar o tempo: pode pegar chuva, muito calor ou vento muito contra. É uma caixinha de surpresa. Cada TTT é uma TTT”, celebrou a grande vencedora.

O campeão masculino também destacou a dureza e a beleza do trajeto: “Minha história com a TTT começou em 2016, quando a prova ainda tinha 82 km. Venci três vezes seguidas e bati o recorde da prova. Depois, voltei a competir na distância de 84 km. Em 2019, não completei, e em 2022 concluí, mas senti e fiquei para trás. Hoje foi minha sétima participação no solo. Na segunda-feira, sofri uma torção no quadril e cheguei a achar que não conseguiria correr. Comecei a melhorar na quinta-feira e larguei praticamente 100%. No início houve um desconforto, mas depois que o corpo aquece, tudo entra no ritmo. No final, deu tudo certo, graças a Deus, e a sensação é só de alegria”.

A linha de chegada tornou-se um cenário de grande emoção, com corredores, familiares e turistas recepcionando os ultramaratonistas e também as equipes que cruzavam a linha de chegada com todos os seus integrantes. Duplas, quartetos e octetos celebraram a conclusão dos 84 km em espírito de coletividade e reforçaram que a TTT também é celebração da amizade e da paixão pelo esporte.

A TTT 2025 foi realizada pelo Clube de Corredores de Porto Alegre (CORPA), teve a Olympikus como marca esportiva oficial e Unimed Porto Alegre como marca de saúde. O evento contou com patrocínio de Sistema Ocergs, apoio de DaColônia Alimentos Naturais, Termolar e Ceasa/RS, e apoio institucional da Prefeitura de Torres, por meio da Secretaria da Cultura e do Esporte, e da Prefeitura de Imbé, por meio da Secretaria de Turismo.

TTT 2026 Resultados oficiais – campeões e campeãs 

UlTTTra (84 km) solo feminino – Minéia Vinch, 7h56m47

UlTTTra (84 km) solo masculino – Rodrigo Cardoso, 6h24m46

UlTTTra (84 km) dupla feminina – Isadora e Juliana, 6h33m43

UlTTTra (84 km) dupla masculina – Alander e Sandro, 6h04m42

UlTTTra (84 km) dupla mista – Pedro e Gabriela, 6h19m16

UlTTTra (84 km) quarteto feminino – Elis, Alice, Luisa e Patricia, 6h57m05

UlTTTra (84,4 km) quarteto masculino – Cleverson, Andre, Elizandro e Vinicius, 5h30m37

UlTTTra (84,4 km) quarteto misto – Gabriel, Guilherme, Natania e Lucas, 5h55m57

UlTTTra (84 km) octeto feminino – Luana, Diva, Caroline, Bruna, Marisangela, Eduarda, Cristiane e ISsadora, 6h41m02

UlTTTra (84 km) octeto masculino – Eduardo, Anderson, Lucas, Marcio, Alex, Rafael, Bruno e Ronaldo, 5h21m40

UlTTTra (84 km) octeto misto – Deivid, Jonas, Gilairdi, Alexander, Igor, Laura, Matheus e Gustavo, 5h40m48

MaraTTThon (42 km) feminino – Eliste Silva, 3h31m56

MaraTTThon (42 km) masculino – Alan Silva, 3h16m56

Half MaraTTThon (21 km) feminino – Luisa Almeida, 1h37m34

Half MaraTTThon (21 km) masculino – Renan da Costa, 1h26m23

Último TTTrecho (8,3 km) feminino – Michele Manzini, 39m46

Último TTTrecho (8,3 km) masculino – Lorenzo Dovera, 31m21

Fique de olhos nas novidades

Assine nossa newsletter

Saiba os principais lançamentos e noticia do mundo das corridas!

Go! Running Copyright © 2024.Rua Paracuê, 387 – Perdizes – São Paulo – SP | Tel (11) 3868-0300 | redacao@gorunning.com.br