Entrevista: José João da Silva, bicampeão da São Silvestre

POR ANDREA FUNK – No próximo sábado, feriado de 7 de setembro, será realizada a 18ª edição do Troféu Independência do Brasil, corrida e caminhada cujo percurso passa onde ocorreram os fatos históricos, há 197 anos, no bairro do Ipiranga, em São Paulo. Um dos idealizadores da é o pernambucano, natural da cidade de Bezerros, José João da Silva (63 anos), bicampeão da São Silvestre (1980 e 1985) e um nome bastante conhecido no atletismo brasileiro e mundial.

Com sua primeira conquista na São Silvestre, José João quebrou um jejum de 34 anos sem vitórias de brasileiros na corrida. Foi bicampeão da Meia-Maratona da Independência em 1980 e 1982 e vencedor da edição de 1984 da Prova Internacional Strapescara, realizada em Pescara, na Itália. Durante 16 anos deteve os recordes brasileiros dos 5 mil metros, com 13min37s04, e dos 10 mil metros, com 28min08s59.

Atualmente, José João está à frente da JJS Eventos ao lado do engenheiro Renato Elias. A empresa é responsável pelo Troféu Cidade de São Paulo 10km (que em 2019 realizou a 22ª edição); 16ª Corrida das Pontes do Recife 10km e o Troféu Independência do Brasil (18º edição em 2019).  Além disso, a JJS Eventos oferece assessoria e treinamento especializados para corredores, utilizando no esporte como forma de promover a integração entre as pessoas e a melhoria de qualidade de vida.

Confira abaixo entrevista exclusiva para a Go! Running em que fala sobre o atletismo atual e a organização de corridas de rua:

Go! Running: O que mudou do atletismo da época em que você era atleta para os dias atuais?

José João da Silva: Mais eventos, mais empresas envolvidas com o mundo das corridas, mais desenvolvimento da medicina esportiva para os esportes e mais tecnologia na linha de vestimentas e calçados. Consequentemente houve também desenvolvimento na linha alimentar para treinamentos.

Go! Running: Como avalia a atual safra de atletas do país?

José João: Excelente! Dentro do possível, nossos atletas têm representado muito bem o nosso país.

Go! Running: O mercado de corridas de rua cresceu muito nos últimos anos. Quais são hoje os maiores desafios dos organizadores de corridas?

José João: Sim, o mercado tem crescido muito. Nosso maior desafio é conseguir parcerias de empresas interessadas no segmento.

Go! Running: Você venceu duas vezes a São Silvestre. O que está faltando para o Brasil voltar a vencer esta prova que é uma das mais emblemáticas do país? Tem algum palpite para a próxima edição?

José João: Falta aos nossos atletas fundistas foco total para esse Grande Evento que acontece no Brasil todo final de ano. Sim, tenho um palpite: a partir de então esses atletas de alto rendimento têm que ter ciência que, sem grandes esforços no treinamento, dificilmente conseguimos estar no pódio.

Go! Running: Continua Correndo?

José João: Sempre. Essa foi a minha melhor medalha que o esporte me deu. Parei de treinar, parei de competir, mas de correr não.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.