Equipe do Paraná é campeã geral do Revezamento Volta à Ilha 2023

Amigos do Freire CRrunners, de Curitiba, é a equipe mais rápida da tradicional corrida de revezamento em Florianópolis

Ilha da Magia e da corrida. Florianópolis foi o cenário da maior corrida de revezamento da América Latina neste sábado (1). A 26ª edição do Revezamento Volta à Ilha reuniu mais de 3.600 corredores, divididos em mais de 350 equipes de todas as regiões do Brasil. A missão de cada uma delas foi superar os 140 km do percurso que contornou a ilha da capital de Santa Catarina. A mais rápida entre todas as participantes foi a equipe Amigos do Freire CRrunners, de Curitiba (PR). Com 9h17m51 de prova, foi consagrada campeã geral do Volta à Ilha 2023. 

“Nossa equipe vinha perseguindo o título de campeã geral nos últimos anos. Para esta edição da prova conseguimos formar um grupo homogêneo, com atletas da região metropolitana de Curitiba. Viemos focados e determinados a alcançar este objetivo nesta prova que é entusiasmante por seus cenários, diferentes terrenos e desafios. Conheço a prova como atleta desde 2002 e agora trabalho para trazer os mais jovens continuarem no esporte”, afirma Luiz Freire, coordenador técnico da equipe campeã. 

O céu ainda estava escuro quando os primeiros atletas largaram do Trapiche da Beira-Mar Norte. As largadas ocorreram entre 4h15 e 7h30, conforme cada uma das mais de 10 categorias. As equipes de elite e veteranas por idade têm 8 integrantes, as de participação contam com até 12 atletas e ainda há a categoria de duplas. Os participantes se revezaram ao longo de 19 trechos para uma volta completa na Ilha. Nesta edição, os corredores conheceram uma característica peculiar de Florianópolis. O vento sul foi um ingrediente a mais na superação dos atletas. 

As praias do Norte da Ilha foram percorridas sob céu nublado. No entanto, o sol apareceu para fazer brilhar todas as cores de Florianópolis aos corredores. Por volta do meio-dia, as primeiras equipes passaram pela Barra da Lagoa, ditando o ritmo da prova. A partir desse ponto, os atletas tinham que superar o cansaço acumulado e também os trechos mais difíceis, em praias de areia fofa do Norte de Ilha e, ainda, o maior e mais temido trecho, os 16 km de subida do Morro do Sertão que leva ao emblemático Ribeirão da Ilha. 

Deste ponto em diante, era a vez de usar o que sobrou de fôlego para reencontrar a arena do evento, na Beira-Mar Norte. Foi o que fez a dupla André Vilarinho 1, de Senador Canedo (GO). A dupla formada por Adriano Chiarani e Willas da Silvia foi a primeira equipe a cruzar o pórtico de chegada e, ainda, conquistou o título na categoria de duplas após 11h02m43 de prova. 

“Acho que o grande segredo para chegar na frente no Revezamento Volta à Ilha é viver intensamente cada quilômetro da prova. A gente correu pouco juntos na preparação, cada um morando em estado diferente, mas com o apoio mútuo conseguimos o êxito”, conta Chiarani, que é natural de Caçador (SC) e participou do evento pela segunda vez. 

Poucos minutos depois, foi a vez da primeira equipe mista chegar à arena montada na região do Trapiche da Beira-Mar Norte. A cidade-sede do Revezamento Volta à Ilha foi bem representada pelo Clube de Corridas Formacco, que faturou o título da categoria com atletas homens e mulheres, com 9h56m46 de prova.  

“É sempre um prazer participar dessa prova. O Volta à Ilha é uma das poucas corridas de revezamento no Brasil e se mantém por tantos anos preservando esse espírito de equipe. Nos últimos anos vínhamos tentando conquistar o troféu de primeiro lugar na categoria mista e, enfim, conseguimos”, celebra o coordenador da equipe Fábio Araújo Martins. 

Depois, foi a vez do domínio dos paranaenses. A equipe Amigos do Freire CRrunners chegou para conquistar o posto de campeã geral do Revezamento Volta à Ilha, consagração destinada ao grupo mais rápido de toda a edição. Com isso, o título da categoria elite ficou com a CWB Elite 1, também de Curitiba (PR), que marcou o tempo final de 9h51m56. A festa curitibana foi ainda maior por conta das vencedoras da categoria feminina. A equipe CR Runners Brasil 01 alcançou o primeiro lugar com 11h15m53 de prova. 

“A equipe já participou de quatro edições do evento, chegamos a ficar em segundo lugar uma vez. Agora, conseguimos o título. Demos o nosso melhor para chegar em primeiro lugar”, conta a corredora e coordenadora Maria de Fátima de Souza. 

A partir de então, as equipes das mais diferentes categorias, incluindo as de participação, que não disputam troféus, começaram a chegar na arena para concluir os 140 km de desafio e celebrar a superação coletiva. Já era noite quando os últimos times cruzaram a linha de chegada para escrever mais um capítulo das 26 edições do Revezamento Volta à Ilha. 

“Tivemos ótimas condições de tempo não apenas para o desempenho dos atletas, mas também para que pudessem se encantar pelos tantos cenários que a ilha de Florianópolis oferece. Nesta edição, tivemos a companhia do vento sul que elevou a dificuldade e, também, valorizou ainda mais o sentimento de superação ao cruzar o pórtico de chegada e a satisfação de percorrer os 140 km em espírito de equipe”, aponta Carlos Roberto Duarte, realizador e diretor-geral do Revezamento Volta à Ilha. 

A consagração final das equipes vencedoras da 26ª edição do Revezamento Volta à Ilha ocorreu no dia seguinte à prova. Na manhã de domingo (2), foi realizada a cerimônia de premiação no hotel oficial do evento, o Majestic Palace Hotel. Além de aplausos aos vencedores, foi uma manhã de confraternização entre todos os participantes, que foram recepcionados com um grande coffee break antes e depois da cerimônia. 

Resultados Revezamento Volta à Ilha 2022

Campeão geral: Amigos do Freire CRrunners (Curitiba – PR), 9h17m51

1° lugar Cat. Aberta Elite: CWB Elite 1 (Curitiba – PR), 9h51m56

1° lugar Cat. Aberta Mista: Clube de Corrida Formacco (Florianópolis – SC), 9h56m46

1° lugar Cat. Feminina: CR Runners Brasil 01 (Curitiba – PR), 11h15m53

1° lugar Cat. Veterana 45:  TR/Proinfo Tecnologia (Tubarão – SC), 11h03m32

1° lugar Cat. Veterana 50: D-Run 50 Mais (Campinas – SP), 12h17m37

1° lugar Cat. Veterana 60: Os Velhotes (São Paulo – SP), 11h32m24

1° lugar Cat. Dupla Masculina: André Vilarinho 1 (Senador Canedo – GO), 11h02m43

1° lugar Cat. Dupla Feminina: André Vilarinho 3 (Senador Canedo – GO), 14h45m01

1° lugar Cat. Dupla Mista: Mãe e Filho (Curitiba – PR), 14h11m24

Fique de olhos nas novidades

Assine nossa newsletter

Saiba os principais lançamentos e noticia do mundo das corridas!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Go! Running Copyright © 2024.Rua Paracuê, 387 – Perdizes – São Paulo – SP | Tel (11) 3868-0300 | redacao@gorunning.com.br