Especialistas dão dicas de preparação para Maratona do Rio Cosan

Creditos: Gabriel Heusi

Dr. Sérgio Maurício, ortopedista e Roberta Lima, nutricionista, falam sobre os cuidados que os atletas precisam ter

Faltando pouco mais de um mês para a Maratona do Rio Cosan, os atletas inscritos estão chegando na parte final de sua preparação física para a prova que acontece no dia 23 de Junho, com largada no Pontal do Recreio e chegada no Aterro do Flamengo, e terão que suar muito a camisa para completar a prova.

Pensando em todo desgaste físico e preparação que envolve o treinamento para uma prova de longa distância, a organização da Maratona do Rio dá algumas dicas para seus atletas, por meio de alguns profissionais do seu Time de Especialistas.

Para a nutricionista Roberta Lima, é importantíssima a ingestão dos alimentos certos em cada fase do treinamento. Para cada período de treino existe uma demanda energética, que precisa ser respeitada. Além disso, é preciso pensar na hidratação que, na maioria das vezes, é negligenciada.

“Em maio, os volumes de treino tendem a ser altos, então, a ingestão de carboidratos é essencial durante essa fase. Pão, massas, cereais, frutas, batata, inhame, aipim, geleia, tapioca, entre outros, sempre antes, durante e após o treino. Eles são os combustíveis principais para a corrida e não podem faltar nessa fase do treino. Além disso, é interessante o consumo de uma fonte de proteína (ovo, frango, carne, peixe, whey protein) após o treino, essa estratégia irá auxiliar na recuperação das fibras musculares utilizadas durante o processo de contração muscular.

E, não menos importante, a hidratação! Para evitar cãibras durante o treino, hidrate-se. Procure consumir 35ml de líquidos/kg Peso Corporal ao longo do dia. Por exemplo, um indivíduo de 60Kg deve consumir 2.1litros de líquidos ao longo de um dia. Com a alimentação e a hidratação adequadas, o corredor minimiza muito os riscos durante a sua prova, principalmente as de longa distância”.

Creditos: Gabriel Heusi

Mudando o foco para a área de ortopedia, o Dr Sergio Mauricio, também especialista do Time da Maratona, faz algumas recomendações para que os corredores alcancem a linha de chegada.

“É comum que seus músculos estejam bem cansados de tantos kms rodados até aqui. Programe sessões de massagem desportiva ou fisioterapia preventiva, de preferência semanalmente. É muito importante seguir à risca as planilhas de treinamento e não ultrapassar o seu limite. Depois dos treinos não deixe de realizar sua própria liberação miofascial nas panturrilhas, coxas, glúteos e plantas dos pés. Se você não tiver aparelhagem necessária, uma bolinha de tênis pode ser suficiente. Além disso, use e abuse do gelo. Se você tem histórico de dor em algum local, ponha por 20 minutos na região após os treinos, não deixando uma possível lesão se desenvolver. Se a dor já existir, jamais deixe de procurar um ortopedista esportivo com medo de que ele mande você parar. Você pode estar colocando sua saúde em risco. Com um bom tratamento, grande parte das lesões se resolvem com segurança até à linha de chegada da Maratona do Rio”.

Além da tradicional prova de 42km, o maior festival de corridas da América Latina conta também com a Meia Maratona Olympikus (21km), as provas de curta distância, com 5 e 10km, além do Desafio Cidade Maravilhosa (21 + 42km) e da Maratoninha Gloob.  As disputas dos 42, 5 e 10km acontecem no domingo (23/06), já os 21km, e a prova infantil serão realizadas no sábado (22/06).

As inscrições para as distâncias disponíveis estão abertas e podem ser feitas através do site www.maratonadorio.com.br .

PROGRAMAÇÃO
Sábado – 22 de junho de 2019
Meia Maratona Olympikus (21km) e Maratoninha Gloob
Domingo – 23 de junho de 2019
5km, 10km, Maratona do Rio Cosan (42km)

Redes:
Instagram: @maratonadoriooficial
Facebook: facebook.com/maratonadoriodejaneiro
Site: maratonadorio.com.br

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