Exercícios Físicos X Atividade Física X Esportes

POR DARLAN SOUZA – Naturalmente temos ideia que as duas formas se referem à mesma situação. Porém, há um grande engano. Atividade física é todo movimento corporal voluntário humano, que se obtem um gasto calórico acima da situação de repouso. Podem ser as atividades diárias como caminhar até o carro, lavar a louça, ir ao supermercado. No âmbito da intervenção do profissional de Educação Física, a atividade física, compreende a totalidade de movimentos corporais, executados no contexto de diversas práticas.

– Exercício físico é uma sequência sistematizada, com movimentos de diferentes segmentos do nosso corpo, com um planejamento, estruturado, repetitivo e buscando um objetivo. Geralmente os principais objetivos são: a melhora da aptidão física, melhora da performance atlética, ou mesmo reabilitação de alguma lesão muscular.

– Esporte é toda atividade competitiva, institucionalizada, realizado conforme determinada técnica, habilidade e objetivos claramente definidos, pelas diversas modalidades desportivas, determinadas por regras preestabelecidas que lhe dá o formato, significado e uma identidade, podendo também ser praticado com liberdade e finalidade lúdica estabelecida por seus praticantes (exemplo: ao invés de lutar capoeira, jogar capoeira). Pode ser realizado em diversos tipos de ambientes; como ambientes naturais e abertos (campos e matas para esportes de aventura), ou ambientes fechados (como slas, ginásios e estádios).

O Colégio Americano de Esportes e Medicina (ACSM) respeitado mundialmente como o maior orgão de pesquisa em exercício, considera sedentário todo indivíduo que não acumule pelo menos 150 minutos de atividade física ou exercício, ou seja, 30 minutos por dia já é necessário para sair do sedentarismo.

Exercício ainda é o melhor remédio

A vida moderna nos leva cada vez mais ao sedentarismo, e a uma alimentação desregrada, porém é necessário compreender e buscar soluções para se obter um estilo de vida saudável, melhorando assim a qualidade de vida e evitando as doenças e gastos com medicamentos. Exercício ainda é o melhor remédio.

Importante é exercitar-se sempre! Não há idade para praticar, desde as crianças até a melhor idade pode usufruir deste benefício tão saudável e prazeroso.

Outro fator positivo para quem vai se exercitar é que nem é preciso muito equipamento, um bom exemplo é que para se fazer uma caminhada ou corrida, é necessário apenas um tênis adequado, uma bermuda e uma camiseta.

Aproveito a oportunidade para lembrar a todos que faltam apenas 4 meses para o final do ano, aproveite e comece ou retome já seus treinos, afinal sua saúde vale ouro.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.