Fim de ano: aproveitar as festas ou não perder o ritmo de treinos?

POR DARLAN DUARTE – 2018 está acabando. Para muitos corredores, um ano de conquistas, evolução, estreias em novas distâncias. Para outros, aquela gangorra, mesclando bons momentos com períodos de lesões ou ausência dos treinos.

Independente de qual turma você ficou, nesse período do ano os dilemas são muito parecidos: devo aproveitar as festas de fim de ano e só pensar em treinos no início de janeiro, ou mantenho a disciplina para evitar um começo de ano muito lento, tendo que perder peso e voltar a pegar ritmo?

Realmente é um grande dilema. Esse período costuma ser uma válvula de escape para muitos corredores. Pensar que treinou o ano inteiro e merece esse prêmio realmente é uma tentação.

Na realidade, não existe regra. Tudo depende do perfil do corredor e objetivos que ele tem próximo ao período. Vai encarar uma prova importante logo nos 3 primeiros meses de 2019? Realmente enfiar o pé na jaca no Natal e Ano Novo não é indicado.

Da mesma forma, um ano muito difícil, principalmente marcado por desafios que exigiram uma força psicológica alta, podem e devem aproveitar mais esse momento e relaxar corpo e mente. Esse “merecimento” inclusive pode ser o estímulo principal para começar 2019 com tudo.

Isso não quer dizer que você tenha que fazer uma escolha entre um ou outro. Como corredor, sempre procuro manter meu treinamento no período, mas reduzindo o ritmo. Nesses dias, me cobro menos em termos de quilometragem, pace, postura, dentre outros aspectos. É um momento excelente também para pensar nas metas e objetivo para 2019.

Independente de sua escolha, o mais importante é estar ciente e feliz com suas decisões desse período, mas mirando principalmente o ano que está por vir. Afinal, como diz uma passagem no livro Alice no País das Maravilhas: – Para quem não sabe pra onde ir, qualquer caminho serve.

Diretor Técnico e fundador da PACE FIT Assessoria Esportiva e RUNPLACE Treinamento de corrida Online. Profissional de Educação Física graduado pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Pós-graduado em Biomecânica do Esporte e Treinamento Desportivo na Faculdade Metropolitana Unida (FMU)

www.pacefit.com.br
Instagram – @darlanduarte

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.