Fisioterapeuta desafia-se a correr a Maratona de Curitiba

Acompanhe as 18 semanas de treinamento do nosso colunista André Nogueira Ferraz rumo à sua primeira prova de 42K

O fisioterapeuta terá 6 meses para sair dos 5km, distância máxima que correu até iniciar o projeto, até os 42.195m da capital paranaense.

Há muitos anos o fisioterapeuta André Nogueira, sócio da Club Fisio – rede de clínicas de fisioterapia de São Paulo – e colunista da Go! Running atende a pacientes que são corredores de rua ou de trail, entre diversos outros esportes. Ao fechar uma parceria da Clínica com a Nova Equipe, assessoria esportiva do treinador Emerson Bisan, surgiu a pergunta: “em quanto tempo você me treinaria para fazer uma maratona?”. Aí foi definido o que André já considera um dos mais desafios de sua vida: correr a difícil Maratona de Curitiba, em novembro.

O fisioterapeuta terá 6 meses para sair dos 5km, distância máxima que correu até iniciar o projeto, até os 42.195m da capital paranaense. “Esta é uma das maratonas mais desafiadores do país por sua altimetria, mas a ideia era correr este ano ainda, então não tinhamos muitas outras opções”, explica André. Segundo ele, “a ideia é ter a vivência experiencia de participar de uma prova tão dificil. Sentir na pele, na prática, para aprimorar até o nosso atendimento na clínica. Viver o que a pessoa que ama a corrida faz para atingir o se objetivo. Ter disciplina e foco será o maior desafio”.

“Não tenho experiência em corrida. Treinei um mês e meio para fazer uma prova de 5km e o máximo que fiz em treinos foram 6 ou 7km. Mas tenho uma bagagem em atividades físicas, que iniciei aos 4 anos, e vamos aproveitar isso para agregar ao fato de não ter ainda corrido muito”. Serão 18 semanas de treinos com treinos 3 vezes por semana.

Na preparação, ele contará com equipe multidisciplar. Além do treinador Bisan, terá apoio do médico do esporte e ortopedista Dr. Jan Sprey, que também cuidará na nutrição do atleta; da Club Fisio com o recovery; da O’Nell empresa de bike eliptica para treinos complementares; da New Balance que fornecerá os materiais esportivos e da Go Running, onde André escreverá semanalmente para compartilhar toda a preparação.

“Quanto maior o desafio maior a conquista. Meu maior objetivo é completar a maratona, mas vou trabalhar para tentar um sub 4h. Mas ao longo da preparação vamos perceber o que poderei buscar na prova”, diz André. Todo esporte gera sobrecarga e risco, mas vamos trabalhar com uma boa periodização, com suplementação, para minimizer qualquer imprevisto.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.