Joelho sofre por sobrecarga por treinos

Treinos desgastantes, postura incorreta e excesso de peso podem acarretar graves lesões na maior articulação do corpo humano

Lesões são preocupações comuns entre aqueles que praticam esportes e atividades físicas – na corrida, então, onde o impacto é grande, o problema pode ser ainda maior. O joelho, responsável por suportar grande parte do peso do corpo humano, é uma das partes que mais sofrem desgaste por exercícios incorretos e excessivos. Por isso, é necessário ter um cuidado extra com estrutura cartilaginosa formada pelos ligamentos do fêmur com a tíbia e patela.

“Treinos não monitorados por profissionais capacitados oferecem grande risco a graves lesões que podem prolongar-se por meses. Isso quando é possível a total recuperação da região lesionada”, conta Frederico Kempler, Professor de Educação Física, personal e coordenador da academia Turner Prime. Postura incorreta, movimentos errados e falta de intervalos adequados durante as séries são alguns dos motivos que podem causar as lesões.

De acordo com o personal, para resguardar os joelhos de lesões é necessário fortalecer os músculos das pernas, quadril, abdômen e lombar, pois ajuda a distribuir o esforço nas diferentes articulações. “Usar tênis adequado para cada tipo de exercício é fundamental, uma vez que ele vai amortecer o impacto e suavizar a carga sobre o joelho”, explica. Frederico ainda dá algumas dicas para quem deseja manter a articulação saudável:

  • A despeito da pessoa desejar ou não o emagrecimento, a atividade aeróbica deve sempre ser acompanhada pelo fortalecimento muscular;
  • Realizar um breve aquecimento antes de qualquer atividade física;
  • Alimentação e hidratação adequadas evitam desgaste excessivo do corpo e consequentes lesões;
  • Não ter pressa em ganhar músculos, pois a sobrecarga auxilia no envelhecimento das articulações;
  • Respeitar os limites do corpo e nunca realizar atividades além da sua capacidade;
  • Dormir bem é fundamental para a boa recuperação do corpo;

A recuperação de qualquer contusão não costuma ser fácil, exigindo tempo e esforço. “Existem vários tipos de lesões e cada uma delas demanda um tratamento específico. O ideal é procurar um médico ao menor sinal de incômodo. Se tratadas ainda no início, as lesões podem ser menos graves e de mais fácil recuperação. Sobrecarregar uma articulação já lesionada pode trazer graves consequências”, finaliza Frederico.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *