POR KLARA RAHMANN – A corrida é uma atividade física procurada por muitos devido aos seus benefícios – como condicionar o coração, alinhar os pensamentos, aliviar o estresse e neurotransmitir o prazer. Mas, há também, os que iniciam a jornada da corrida pensando em kg (quilos) e não em km (quilômetros).
A redução de medidas corporais é um objetivo muito prevalente, mas requer cuidado e manejo nutricional adequado para que o peso eliminado seja em grande parte gordura e não massa magra/muscular.
Vou além e digo que mais importante do que queimar a gordura embutida é potencializar a queima na região que mais nos causa problemas: no abdômen.
Confira abaixo, dicas nutricionais estratégicas para botar a gordura abdominal para correr:
1) Fique longe do consumo de carboidratos simples como: açúcar e açucarados, arroz branco, batata inglesa, massas e pães refinados.
2) Evite consumir frituras, doces e bebidas adoçadas com açúcar ou adoçantes a base de aspartame e sacarina.
3) Elimine refrigerantes, biscoitos, bolachas, salgados e salgadinhos.
4) Nunca exagere na dose… Coma e beba alcoólicos sempre com moderação!
5) Substitua o consumo de gordura animal (manteiga, creme de leite, nata, carnes gordas, frios e embutidos) pela gordura vegetal (óleos e azeite, nuts, sementes oleaginosas e abacate).
6) Beba cerca de 2,5 a 3 litros de água pura e/ou aromatizada com limão ao longo do dia, para ativar o metabolismo e eliminar toxinas.
7) Consuma prevalentemente alimentos ricos em fibras, como: arroz, massas, cereais e pães integrais, tapioca, batata doce, quinoa, grãos e sementes.
8) Varie bastante o consumo de frutas, folhas, verduras e legumes, preferindo os orgânicos.
9) Consuma proteínas magras (aves, peixes, clara de ovo, leite e iogurte desnatado e queijos magros).
10) Condimente seus alimentos com especiarias naturais como canela, gengibre, pimenta preta, orégano, manjericão, alho e outros. Eles são poucos calóricos e agregam antioxidantes e agentes anti-inflamatórios, que melhoram a resistência à insulina e controlam o colesterol, a pressão arterial e diversos distúrbios crônicos.
11) Introduza o consumo de lactobacilos de iogurtes em seu dia a dia:
PROBIÓTICO COM COCO E CANELA
INGREDIENTES:
• 200ml de iogurte natural desnatado com lactobacilos (como activia, actimel ou yorgus)
• 1 colher (rasa) de coco seco ralado ou em lascas (sem adição de açúcar)
• canela em pó a gosto
PREPARO:
Despejar o iogurte num copo ou numa tigela, acrescentar as lascas de coco e polvilhar a canela em pó.
Rende: 1 porção.
Excelente opção para café da manhã e lanches.