5 principais erros no pós-treino

Erros comuns pós-treino influenciam diretamente nos resultados positivos esperados

Você tem treinado regularmente, porém os resultados positivos não estão aparecendo? Pois bem, a ausência de ganhos pode ter relação com algum erro do pós-treino, o que pode ser solucionado com pequenas mudanças de hábitos.

Para identificar o que pode estar atrapalhando sua evolução, o Professor de Musculação da Academia Competition, Rafael Reis, listou 5 erros comuns que podem interferir no pós-treino.

1 – Beber depois de treinar

O consumo de bebidas alcoólicas depois do treino diminui a síntese proteica em até 37%, desacelerando drasticamente o processo de recuperação muscular. O que pode ocasionar em maior dificuldade em recuperar o músculo exercitado, ocasionando em maior dificuldade em obter os resultados esperados.

Lembre-se sempre de tomar agua para manter seu corpo hidratado, e se alimente bem, assim você evita maiores sobrecargas ao seu metabolismo.

 2 – Se alimentar incorretamente

Quando falamos em resultados, seja ele o ganho de massa muscular ou emagrecimento, a alimentação é um dos pilares fundamentais. A dieta é parte essencial do processo de desenvolvimento muscular.  Existem erros comuns com relação à alimentação após o treino, todos com capacidade de colocar seus resultados em risco:

– É fundamental procurar um acompanhamento de um nutricionista, descobrir sua necessidade e ter um plano alimentar adequado a suas necessidades, porque afeta diretamente nos seus resultados.

– O fato de sair da academia com aquele sentimento de “missão cumprida” leva as pessoas ao sentimento de que merecem ser recompensadas (seja com um hambúrguer ou sorvete e etc).

 Não deixe a emoção tomar conta, comer alguma besteira algum dia ou outro até vai, mas mantenha o equilíbrio com refeições saudáveis.

 3 – Não fazer alongamento

Alongar depois de uma sessão de treino intensa ajuda a baixar os níveis de hormônios relacionados ao stress, e ainda é ótimo para o processo de recuperação muscular, porque alivia a tensão muscular, porém muita gente não faz ou acha perda de tempo alongar depois do treino.

O alívio na tensão muscular permite que você treine novamente sem incômodos ou falta de mobilidade. Coisas que certamente afetariam a sessão de treino no dia seguinte.

4 – Tomar remédios por conta própria

Quando treinamos em alta intensidade se torna inevitável não sentir dores musculares depois dos treinos, porem é necessário tomar cuidado, nem toda dor é positiva ou sinal de um bom treino, pode ser um sinal que o treino está muito intenso para o seu atual nível de condicionamento, o que pode ocasionar em uma lesão ou erro na execução do exercício.

Muitas pessoas tomam analgésicos quando sentem dores, entretanto essas dores podem ser um sinal que o corpo está com alguma inflamação, ao tomarmos analgésicos esse sinal é bloqueado e temos a percepção de que o corpo está pronto para outra sessão de exercício, quando na realidade não está recuperado.

 5 – Descanso

É durante o descanso (sono) que os músculos passam pelo processo de recuperação muscular e se preparam para receber uma nova sessão de treino. É um erro sair da  academia e emendar uma baladinha, ou um show, ou outra atividade física.

Para se ter resultados expressivos, precisa relaxar após o treino, repousar e descansar a musculatura para se ter uma boa recuperação fisiológica.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.