Luciane Casanova terá coluna às segundas

Luciane CasanovaA advogada santista Luciane Casanova, ou Tia Lu, como é chamada carinhosamente por muita gente, corre há 22 anos
e é a organizadora da página Amantes da Corrida, no Facebook, um dos maiores grupos do país de discussões e trocas de ideias sobre o mundo de corridas, já com mais de 30 mil participantes. A partir da próxima segunda-feira (26/10) ela passará a escrever uma coluna semanal no GO RUNNING, abordando temas com foco em motivação e compartilhando suas experiências.

Confira a entrevista:

GO RUNNING – Quando começou o Amantes da Corrida e porque?
Luciane Casanova (LC)
– O Amantes começou em abril de 2012. No fim de 2011 eu sofri uma lesão no Piriforme e fui obrigada a dar um tempo nas corridas. Nesse período eu precisava de alguma motivação. Então, acabei criando o grupo a fim de que fosse possível trocar experiências, falar de assuntos diversos e, principalmente, continuar neste universo, que já faz parte da minha vida há 22 anos.

GO RUNNING – O que é mais gratificante neste seu “trabalho”?
LC – Sem dúvida nenhuma é saber que você é capaz de motivar tantas pessoas. Cada vez que alguém me encontra ou me envia um e-mail me agradecendo por tê-la motivado, dizendo que se inspirou no grupo de alguma forma, pra mim já valeu todo o esforço.

GO RUNNING – Hoje são quase 30 mil pessoas no grupo, de todas as partes do Brasil, que cresce em mais de 100/dia. Você esperava esse resultado?
LC – Estamos numa crescente em relação a uma vida mais saudável e a corrida, felizmente, tem se mostrado um dos principais caminhos pra isso. Até porque, do que precisamos mais além de um tênis nos pés e um caminho pela frente para iniciar na corrida? Eu confesso que não esperava esse resultado em relação ao grupo, mas todo o sucesso que os Amantes vem alcançando ao longo destes 3 anos de existência se deve muito aos próprios membros que, de forma incrível, se adequaram ao principal objetivo que é o incentivo ao próximo, o que o faz ser, segundo consta, o segundo maior grupo do país.

GO RUNNING – A internet aproximou as pessoas – e os corredores. Qual a importância desta troca de informações para quem corre?
LC – A troca de informações, sem dúvida nenhuma, exerce um papel fundamental para os corredores de uma maneira geral. Hoje em dia as pessoas estão numa loja em dúvida em relação a que tênis comprar e, ao invés de perguntar ao vendedor, jogam a pergunta num grupo e aguardam as respostas. É meio assustador até, porque ao mesmo tempo que isso favorece, também pode prejudicar, tendo em vista que cada caso é um caso e que todo corredor tem um lado “sabe tudo”. De toda forma, a internet tem sido um fator agregador, porque muitas vezes a sua dúvida também é a mesma dúvida de outra pessoa e que pode ser sanada por alguém que já passou por problema semelhante. É uma enorme troca de experiência e aprendizado.

GO RUNNING – Quais são os temas mais discutidos no grupo?
LC – Felizmente há uma enorme gama de assuntos no grupo, desde relacionados a lesões,  tênis mais adequados, organização de provas,  alto custo das inscrições,  histórias de superação onde as pessoas postam seus antes e depois. O lema é incentivar, mostrar que todo mundo é capaz de começar e de chegar onde quer.

GO RUNNING – A partir da próxima semana você será uma das colaboradoras do GO RUNNING. Qual será o foco da sua coluna, que será sempre publicada às segundas-feiras?
LC – A motivação será mesmo o assunto principal, mas tb quero dar ênfase a assuntos como alta competividade, quando a corrida ultrapassa o saudável..quero motivar e alertar ao mesmo tempo…quero trazer exemplos bacanas que presenciei e outros nem tanto…Frisar mesmo essa coisa de muitas vezes virarmos escravos do relógio e perdermos o prazer pela corrida, a verdadeira impulsão…O meu maior objetivo será incentivar o maior número de pessoas dentro do lema: Correr bem para correr sempre!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.