Lugares para correr

POR DANIELA BARCELOS – Estrutura, piso adequado, livre acesso, segurança… são alguns importantes aspectos que os praticantes de corrida almejam para a realização de seus treinos.

Desde quando comecei a correr, a rua foi a minha companheira nos treinos. Local primário que a maioria dos corredores amadores possui acesso mais facilitado.

O sonho de grande parte dos corredores é ter uma pista de atletismo para treinar. Mas nem sempre é possível ter este acesso, infelizmente.

Os moradores de Jundiaí tem o privilégio de ter uma pista oficial de uso público. Sempre tive muita vontade de conhecer o local, e esta semana surgiu a oportunidade.

Conjunto Poliesportivo Dr. Nicolino de Lucca

Conjunto Poliesportivo Dr. Nicolino de Lucca

A pista fica localizada no Complexo Esportivo Nicolino de Lucca, conhecido como Bolão, que foi inaugurado dia 4 de outubro em 1953 pelo prefeito Luiz Latorre para ser utilizado na disputa do 18º Jogos Abertos do Interior.

Por todo o envolvimento e dedicação no processo de construção, o ginásio recebeu o nome do Dr. Nicolino de Lucca, médico e grande jogador de xadrez. No ano de 1984, foi feita uma ampliação no complexo, com a construção do edifício anexo, das quadras poliesportivas e da pista de atletismo.

Hoje, o conjunto Poliesportivo Dr. Nicolino de Lucca é composto pelo ginásio de esportes, quadras poliesportivas, quadras de tênis, pista de atletismo, piscinas descoberta e coberta aquecida, além de abrigar o edifício da Escola de Educação Física (Esef) de Jundiaí.

Dentro do Ginásio há um acervo com diversos trofeus conquistados ao longo destes anos. Um verdadeiro tesouro repleto de histórias de grandes atletas. Entre eles, uma foto com a imagem de Nelson Prudêncio, que foi medalha de prata na Olimpíada da Cidade do México, em 1968, e bronze em Munique, em 1972.

Na cidade de São Paulo há a opção do Clube Regatas Tietê, reaberto em setembro de 2014, para a utilização pública.

clube-regata-tiete

Clube Regata Tietê

O Centro Esportivo Tietê conta com um gramado sintético de 20.000 m² instalados, e em volta dele a pista de duas raias, com 500 metros de extensão, em formato circular.
Possui cinco ginásios, quatro quadras de tênis, quatro de basquete 3×3, quatro quadras poliesportivas, além de um salão de jogos, playground para as crianças, uma brinquedoteca e uma sala de leitura.

A pista é bastante macia, adequada aos treinos intervalados e contínuos.

Localizado na Avenida Santos Dumont, 843. Aberto todos os dias, sendo de 2ª a 6ª feira, das 6h as 23h. Sábados e domingos das 6h as 18h.

Outro local excelente para correr fica em Barueri, no Parque Municipal Dom José. O parque tem uma área de 95.000 m² e fica em Vila Porto/Boa Vista, bairro da cidade.

Parque Municipal Dom José

Parque Municipal Dom José

Para a prática esportiva há campo de futebol, uma pista de skate, quadras poliesportivas (basquete, tênis, vôlei, vôlei de areia e futsal), aparelhos de ginástica.
Mas o que mais me chama a atenção é a pista de borracha, de 1,1km de extensão, acreditam?

A pista inteirinha de borracha é linda! Em formato circular, com pequenas oscilações na altimetria.

Local ótimo para realizar treinos intervalados e contínuos. Bastante arborizado, com muitas aves, compondo a fauna local: gansos, cisnes, patos e outros tipos de pássaros.

O horário de funcionamento do parque é de 2ª a 6ª feira das 6h as 22h. Sábados, domingos e feriados das 6h as 19h.

Três excelentes opções para variar o seu local de treino.

Seria muito bom se tivéssemos mais locais como este, públicos, para treinar. Afinal, a corrida é uma modalidade em ascensão, e precisava ser mais valorizada.

Visitem e corram em alguns destes locais se tiverem oportunidade!

 

Daniela Barcelos tem 15 anos de experiência como atleta amadora – começou a correr em 1999. Formada em Educação Física e com pós-gradução em Fisiologia do Exercício, Dani fundou este ano a assessoria que leva seu nome. Conheça mais em www.danibarcelos.net.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.