Com percurso técnico e altimetria exigente, a prova que faz parte do calendário de 50 anos da Olympikus se consolida como a mais bonita do Espírito Santo e um destino imperdível para quem quer conhecer o Brasil correndo
Correr na região serrana do Espírito Santo é uma experiência que exige fôlego e entrega – mas também recompensa pelo visual. No dia 2 de novembro, atletas de todo o Brasil viverão essa experiência na Maratona Pedra Azul, conhecida como a corrida mais bonita do estado. A prova, que acontece em Domingos Martins com largada no Quadrado de São Paulinho (Rota do Lagarto), oferece uma combinação rara de desafio físico e beleza natural, nas distâncias de 5 km, 10 km, 21 km e 42 km.
O percurso da maratona é um verdadeiro teste de resistência: 932 metros de altimetria acumulada nos 42 km, com subidas longas, descidas técnicas e trechos em estrada de terra batida. Cada quilômetro exige estratégia, constância e atenção ao terreno — mas o esforço é recompensado a cada curva, com vistas para as montanhas e para a icônica Pedra Azul. Localizado no coração da serra capixaba, o ponto turístico é uma das formações geológicas mais impressionantes do país. O nome vem da tonalidade azulada que reflete a luz do sol em determinados momentos do dia — um espetáculo que acompanha os corredores ao longo do trajeto. Dependendo do ângulo, é possível ver o contorno de um lagarto gigante “subindo” a pedra, imagem que se tornou símbolo da região.
“O percurso da Pedra Azul desafia o corpo e silencia a mente. É uma prova que nos faz olhar para dentro e para fora ao mesmo tempo — dentro, para descobrir a força que move cada passo; fora, para se deixar inspirar pela imensidão de um dos lugares mais bonitos do Brasil. Na Maratona Pedra Azul, cada quilômetro é um convite para desafiar seus limites e viver a essência da superação”, comenta Josué Yoshiya, organizador da prova.
Mais do que um desafio de resistência, a Maratona Pedra Azul é uma celebração da natureza e da cultura esportiva brasileira. É justamente essa combinação que fez a prova conquistar o apoio da Olympikus, maior marca esportiva do país, que há cinco décadas aposta no poder transformador da corrida. A parceria integra o calendário comemorativo dos 50 anos da marca, que celebra a cultura da corrida com 50 provas em todo o Brasil – de norte a sul, do asfalto à trilha – destacando como o esporte pode conectar pessoas e lugares de forma genuína.
“Para nós, apoiar a Maratona Pedra Azul é valorizar o que o Brasil tem de mais autêntico: a força dos corredores e a beleza dos percursos fora do eixo tradicional das grandes capitais. Essa diversidade é o que faz a corrida brasileira ser tão especial. Estar aqui, no coração das montanhas capixabas, é reafirmar nosso compromisso em incentivar o Brasil que corre de verdade — em todos os cantos e sob todos os tipos de solo”, afirma Bianca Dallegrave, gerente de marketing da Olympikus.
A próxima etapa do calendário de 50 anos da marca será uma corrida sem linha de chegada. No dia 05 de novembro, será a vez do Treinão do Corre com a High Pace. O grupo de corrida de Curitiba reunirá cerca de 600 pessoas para um corre coletivo e de celebração ao esporte.
Serviço – Maratona Pedra Azul 2025
Data: 2 de novembro de 2025
Local: Quadrado de São Paulinho (Rota do Lagarto), Domingos Martins – ES
Distâncias: 5 km, 10 km, 21 km e 42 km
Inscrições: Encerradas
Instagram oficial: @maratonapedraazul
#OlympikusnaMaratonaPedraAzul
Sobre a Olympikus – A Olympikus é a maior marca esportiva do Brasil e, desde 1975, vem construindo uma longa relação com o esporte brasileiro, por meio de ações sólidas e duradouras. A marca acredita e investe no esporte, buscando inovação e alta performance, por meio do seu Centro de Desenvolvimento e Tecnologia. Hoje está presente em toda a América do Sul e em mais de 12 mil pontos de venda no Brasil.
Sobre a Vulcabras – A Vulcabras (VULC3) é uma empresa 100% brasileira que, após 72 anos de história, marca sua presença no mercado como uma Sportech global, aliando esporte e tecnologia para alcançar a alta performance no esporte. Além de desenvolver soluções tecnológicas disruptivas, a empresa é a maior gestora de marcas de artigos esportivos do País e maior produtora de calçados esportivos do Brasil, tendo em seu portfólio as marcas Mizuno, Olympikus e Under Armour. Fundada em 1952 com sede em Jundiaí (SP), possui mais de 20 mil colaboradores divididos em cinco unidades: nas duas plantas fabris localizadas em Horizonte (CE) e Itapetinga (BA); no centro administrativo em Jundiaí (SP), no Centro de Distribuição em Extrema (MG) e no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento localizado em Parobé (RS). No exterior, a Vulcabras marca presença em mais de 20 países, com atuação robusta principalmente na América Latina, onde conta com 46 lojas exclusivas no Peru e Chile. Suas marcas levam tecnologia e inovação para todo perfil de atleta, de todos os locais, de todos os bolsos, e de todas as performances. Prazer, nós somos a Vulcabras, e vivemos para o esporte.

