Maratona com Arte enche o Rio de Janeiro de cores e vida

Projeto cultural define line-up de artistas e bandas que movimentarão a Maratona do Rio, além de colorir a cidade com a exposição urbana Maratona Parade 

A Maratona do Rio é o maior Festival de Corridas da América Latina, aberto a apaixonados pela corrida de rua de todos os níveis de desempenho e com os mais diferentes sonhos, tanto que tem recebido, em média, 40 mil participantes por edição. Em 2023, a Maratona do Rio será realizada de 8 a 11 de junho e conta com um programa de cinco provas: 5k, 10k, 21k, 42k e Desafio (21k + 42k). Para além de todo este “pé no asfalto”, a Maratona do Rio busca na arte um caminho para valorizar o esporte, os cariocas e a Cidade Maravilhosa.

Chegando à sua 21ª edição, o Festival abraça o tema “Maravilhosa Em Cada Km” e, neste sentido, o projeto cultural Maratona com Arte coloca o foco sobre a estreita relação entre o evento, a cidade e a sua gente, lançando a pergunta: “O que dá à Maratona do Rio o verdadeiro DNA carioca?”. Desde a escolha dos seus embaixadores até o design do kit que irá vestir os corredores, passando pela definição do percurso das provas e pela programação de shows, a Maratona do Rio tem exaltado e revelado sua essência carioca.

Para esta edição, já está definido o line-up que passará pelo palco Maratona com Arte – como é carinhosamente chamado o espaço que receberá os músicos e bandas. O festival contará com shows de artistas consagrados, como Toni Garrido, Orquestra Imperial, Cozinha Arrumada e Carrossel de Emoções.

Já durante o percurso das provas, os competidores irão passar por cinco pontos específicos, que contarão com a presença de conhecidos blocos do carnaval do Rio de Janeiro, como “Boitatá”, “Bagunço”, “Bloco das Tubas”, “Me Enterra na Quarta”, “Céu na Terra”, “Favela Brass”, “Gabriel, Gabriel” e “Elephante Brass”. Além destes, a Orquestra Circônica e a banda Sinfônica Ambulante também participarão da folia.

Além dos shows, a Maratona com Arte busca levar às ruas projetos que reúnam cultura e esporte através da arte. Dentre eles, está a exposição urbana itinerante Maratona Parade, que teve início no dia 14 de maio e espalha cores e vida pelo Rio de Janeiro por meio de criações de renomados artistas de grafite.

Sob a curadoria de Criz Silva (@crizsilva) e com a participação dos artistas CH2 (@ch2ftg), Amora Moreira (@amori.nha), Cibele Arcanjo (@cibellearcanjo) e Cety Soledad (@cetysoledad), a Maratona Parade traz cinco esculturas em forma de tênis gigantes pintadas em grafite. As esculturas terão como modelo o Adizero Adios Pro 3, da Adidas, e as medidas de 2,90m de largura, 1,10m de profundidade e 1,20m de altura. Cada obra terá uma playlist associada a ela montada pelo próprio artista e totens com descrições em braile.

A Maratona Parade levará sua arte a pontos representativos da cidade. De 14 a 23 de maio, as esculturas poderão ser encontradas em Santa Teresa, Parque Madureira, Estádio do Maracanã e Lagoa Rodrigo de Freitas. De 24 de maio a 5 de junho, Estádio do Engenhão, Leme, Praia da Barra, Alto da Boa Vista e Gamboa recebem a exposição. Por fim, de 8 a 11 de junho, período de realização do Festival, as obras chegam à Arena Maratona, na Marina da Glória, ao Shopping Leblon e ao Rio Scenarium, no Centro da cidade.

Entre outras ações, a Maratona com Arte também promoveu uma oficina de grafite com o artista Criz Silva, no Ginásio Esportivo Olímpico da Escola Municipal Nicarágua, em Realengo, na cidade do Rio, que incluiu palestras sobre a história deste estilo artístico, os materiais utilizados, as técnicas de pintura e a prática.

DATA E HORÁRIOS DOS SHOWS – MARATONA DO RIO 2023

Local: Arena Maratona com Arte, na Marina da Glória

08 de junho (quinta-feira)

9h – 12h – Aulões

13h – Fanfarrinha – Programação Sesc RJ

15h – Orquestra Imperial

09 de junho (sexta-feira)

9h – 12h – Aulões

15h – Cozinha Arrumada

10 de junho (sábado)

7h – Aulão

8h30 – Premiação 21k

10h00 – Carrossel de Emoções

11h15 – Premiação 5k

12h30 – Mart’nália – Programação Sesc RJ

11 de junho (domingo)

7h – Aulão

8h30 – Premiação 42k

10h00 – Toni Garrido

11h15 – Premiação 5k

12h30 – SIBC – Programação Sesc RJ

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *