POR ANDREA FUNK – A 50ª Maratona de Berlim acontece no próximo domingo (29) com número recorde de participantes: serão 58.212 atletas, de 161 países, e um total de 1745 brasileiros. O Brasil é o quinto país em número de corredores, ficando à frente, inclusive de outros países europeus, como Inglaterra e Itália, que têm mais facilidades de logística e custos menores para viajar para a Alemanha.
Se levar em consideração as outras competições que acontecem no fim de semana – tem prova de 5km no sábado, cadeira de rodas ou handbike e prova kids -, o número chega a 80 mil participantes. A expectativa dos organizadores é de que serão mais de 50 mil finishers.
“Berlim realmente se tornou a capital da corrida e 50 anos é uma grande celebração de aniversário”, disse Jürgen Lock, da SCC EVENTS, organizadora da Maratona de Berlin, em coletiva de imprensa realizada na quinta-feira (26). “Continuamos empenhados em motivar as pessoas a se exercitarem”.
Embora 13 recordes mundiais tenham sido estabelecidos nos 42km da Maratona de Berlin, outro não é esperado nesta edição. O diretor de corrida Mark Milde afirmou em entrevista a uma mídia alemã que espera um tempo de 2:15:00.
“Estou me preparando para um recorde pessoal e pretendo correr a primeira metade da prova no domingo em cerca de 1h08. Espero que não esteja muito frio, porque prefiro correr em um clima um pouco mais quente”, afirmou na coletiva a etíope Tigist Ketema. Ela foi a primeira colocada na Maratona de Dubai 24, com o tempo de 2:16:07.
A também etíope Genzebe Dibaba, ex-recordista mundial dos 1.500m, afirmou que também espera um tempo rápido. “Eu vi na TV como Haile Gebrselassie bateu dois recordes mundiais em Berlim e, desde então, eu sempre quis correr em Berlim. Agora chegou a hora. Seria um sucesso para mim se eu conseguisse um recorde mundial”, afirmou. Sua melhor marca foi a segunda colocação na Maratona de Amsterdã 22, com 2:18:05.