A Maratona Internacional de Porto Alegre entra em uma nova fase em 2026 com mudanças estruturais que elevam ainda mais o patamar da prova no cenário nacional e internacional. Anunciadas em live pela organização, as novidades incluem nova data, novo naming right, aumento de premiação, percurso ainda mais plano, mudança no horário da largada, teto técnico de inscritos e um tênis oficial exclusivo.
A prova passa a ser disputada nos dias 30 e 31 de maio de 2026 e agora será oficialmente chamada de Maratona Internacional de Porto Alegre Olympikus, marcando a consolidação da parceria entre a tradicional corrida gaúcha e a principal marca esportiva brasileira.
Outra grande novidade é o tênis oficial da prova, que será o Olympikus Corre Turbo – edição especial da Maratona de Porto Alegre, desenvolvido especialmente para os participantes do evento.
Percurso ainda mais rápido: apenas 14 metros de altimetria
O percurso também passará por ajustes importantes. A partir de 2026, a maratona terá apenas 14 metros de altimetria acumulada, tornando-se ainda mais favorável ao desempenho de atletas amadores e de elite. A mudança foi possível com a retirada do trecho da Zona Sul, priorizando áreas ainda mais rápidas.
Com a nova configuração, a Maratona de Porto Alegre reforça sua condição de prova mais rápida do Brasil, agora com um traçado ainda mais propício a marcas expressivas e tentativas de recordes.
Premiação milionária e bônus por recorde e “Olympikus no pé”
Outro destaque é a premiação histórica, que ultrapassará R$ 1 milhão em 2026. Além dos valores principais, a prova contará com:
-
Bônus de R$ 100 mil por quebra de recorde
-
Bônus especial para atletas que competirem com tênis da Olympikus (“Olympikus no pé”)
A expectativa é de que 30 mil corredores participem da edição de 2026, superando os 25 mil inscritos em 2025, o que reforça o crescimento consistente do evento.
Prova já soma 15 mil inscritos e terá limite técnico por dia
Segundo Paulinho Stone, da organização, a edição de 2026 já superou a marca de 15 mil inscritos, mesmo faltando meses para a prova. De acordo com ele, haverá limite técnico de participantes por dia, visando segurança e qualidade operacional. “Já passamos de 15 mil inscritos. O nosso limite técnico será de 17.500 corredores no sábado, quando acontecem as provas de 21 km, 15 km e 10 km, e de 12.500 corredores no domingo, dia da maratona”, explicou.
Outra novidade importante é a mudança no horário da largada da maratona, que passará a acontecer às 6h, favorecendo ainda mais as condições climáticas para alto rendimento.
A Expo da prova, a retirada de kits e a arena de largada e chegada seguem no mesmo local: o Barra Shopping Sul, mantendo a estrutura já consolidada nas últimas edições.
Para Paulo Silva, um dos responsáveis pela organização, a edição de 2026 marcará um novo capítulo da história da prova.“Esta será a melhor maratona desde a primeira edição. A partir de 2022 houve um salto muito grande na organização, um salto real de qualidade. E esse diferencial ficou ainda maior com a parceria com a Olympikus, que ajudou a qualificar ainda mais a prova”, afirmou.
Olympikus consolida relação com a comunidade de corredores
O diretor de marketing da Olympikus, Márcio Callage, destacou o papel estratégico da Maratona de Porto Alegre na construção da relação da marca com os corredores brasileiros. “A Maratona de Porto Alegre sempre foi um pilar fundamental na construção da relação da Olympikus com a comunidade. Foi um desafio gigantesco. Estamos falando de uma prova rápida, com temperatura adequada, muito bem organizada. Nosso trabalho foi pensar em como agregar valor para a prova”, explicou.
O executivo também revelou um dado que simboliza o crescimento da marca dentro do evento: “Em 2019, apenas 1 a cada 100 corredores usava tênis da Olympikus na prova. Em 2025, esse número passou para 30% dos concluintes. Para a marca, o resultado veio de forma excelente.”
Porto Alegre reforça seu protagonismo no calendário das grandes maratonas
Com nova data, naming right inédito, percurso ultrarrápido, tênis oficial exclusivo, premiação milionária, mudança no horário da largada e controle técnico de inscritos, a Maratona Internacional de Porto Alegre Olympikus reforça seu status de maratona mais rápida do Brasil e uma das mais estratégicas do calendário sul-americano.
A edição de 2026 promete ser um marco para a história da prova e para o atletismo nacional.

