A Maratona do Rio 2024, que celebra sua 22ª edição, trará novidades nos percursos das provas, visando oferecer mais conforto e melhor fluidez para os 45 mil corredores inscritos. A única exceção é a prova de 10 km, que mantém o trajeto do ano anterior.
Maratona (42 km): Os primeiros 15 km no Centro do Rio sofreram alterações significativas. A passagem pelo 1º Distrito Naval foi reintroduzida, enquanto o trecho da Via Binário do Porto até o Túnel Rio 450 Anos foi excluído. Haverá mais espaço para os corredores na Avenida Venezuela e exclusividade de via na Rua Barão de Tefé e na Avenida Rio Branco. Um novo trecho ida e volta na pista lateral da Avenida Presidente Vargas, passando pela Igreja da Candelária, foi adicionado. Trechos como a Avenida Churchill e a Avenida Alfredo Agache foram retirados. Após o Km 15, o percurso permanece igual ao de 2023, com a chegada aproximadamente 75 metros à frente.
Meia Maratona (21 km): A largada foi deslocada para o Jardim de Alah, oferecendo mais espaço e conforto aos participantes. O retorno na Enseada de Botafogo será agora em frente ao Clube Guanabara.
Corrida de 5 km: O percurso foi totalmente reformulado, agora sendo mais largo e rápido. Ele se estende entre o Museu de Arte Moderna (MAM) e a Praça Cuatemoc, no Flamengo, com a largada no mesmo ponto da Maratona e a chegada antes da Marina da Glória.
João Traven, diretor da Spiridon e um dos fundadores da Maratona do Rio, destacou que cada alteração foi meticulosamente planejada para garantir o máximo conforto e fluidez para os corredores. “A nossa intenção é sempre melhorar a Maratona do Rio a cada ano”, afirmou.
Confira os mapas dos novos percursos: