Maratona do Rio receberá 40 mil corredores neste fim de semana

Atletas profissionais e amadores vão disputar circuitos de 5, 10, 21 e 42 quilômetros

A 21ª edição da Maratona do Rio de Janeiro segue até domingo (11), com cerca de 40 mil participantes. O evento é um dos maiores e mais antigos circuitos de corrida da América Latina, corredores inscritos distribuídos entre 5K, 10K, 21K, 42K e o Desafio (21K em um dia e 42K no dia seguinte).

Este ano, o circuito traz novidades, como o Desafio Cidade Maravilhosa, onde o corredor poderá participar de duas provas, dividindo-se em meia maratona em um dia e maratona completa no outro.  E pela primeira vez a prova dos 5k será realizada no sábado, junto com a meia maratona.

Uma das grandes atrações da corrida são as provas mais longas, que vão permitir aos corredores passarem por pontos da zona sul e do centro do Rio, podendo apreciar algumas das mais disputadas vistas da cidade, como as praias de Copacabana e Ipanema e a baía de Botafogo.  

O recorde da maratona é de Justino Pedro da Silva, que estabeleceu a marca de 2:13:31, em 2021, e Kebebush Yisma Zewode Mariam fez o trajeto em 2:34:33, em 2022. Os recordes masculino e feminino da distância de 21K foram batidos em 2022, com Danielzinho (1:01:03) e Amanda Aparecida de Oliveira (1:18:29). Os três recordistas brasileiros mencionados acima estarão presentes nesta edição da Maratona do Rio, sendo que Amanda de Oliveira correrá os 42K. Além deles, Vinicius Carvalho, Grazielle Zarri e Emilly Barbosa (5K), Fábio Jesus e Gabriela Tardivo (10K), Alexandre Pastorello, Jenifer Nascimento (21K) e Jéssica Ladeira (42K), também fazem parte da lista dos atletas brasileiros de destaque.

Entre os participantes, 67% do total de inscritos são de fora do Rio de Janeiro, e cerca de dois mil são estrangeiros.  A força dos corredores africanos se fará presente, entre eles os quenianos Josphat Kiprotich e Samwel Kiptoo, que ao longo da carreira já conseguiram marcas abaixo do recorde dos 42K da Maratona do Rio, com, respectivamente, 2:09:08 e 2:10:37. Thoroty Kiptanui (feminino, 42K), Agnes Numbua (feminino, 21K), Nelly Jepchumba (feminino, 21K) e Geoffrey Yegon (masculino, 21K), do Quênia, e Zinash Debebe Getachew (feminino, 42K), da Etiópia, também estão entre os inscritos.

Premiação

A Maratona do Rio terá a maior premiação já distribuída em sua história, com um total de 310 mil reais, que serão igualmente divididos para as categorias masculina e feminina. Quem vencer os 42K receberá 50 mil reais, podendo ganhar mais 20 mil reais caso bata o recorde da prova.

Maratona com Arte

A #MaratonaParade, exposição urbana itinerante espalhou pela cidade 5 esculturas em forma de tênis gigantes estão espalhadas por pontos emblemáticos como Santa Teresa, Parque Madureira, Estádio do Maracanã, Vila Militar de Deodoro, Estádio do Engenhão, Leme, Praia da Barra, Alto da Boa Vista, Gamboa, Shopping Leblon, Rio Scenarium e Marina da Glória.

Entre outras ações culturais que integram o festival de música gratuito que acontecerá durante e depois das provas. Entre os nomes confirmados estão Mart’nália, que se apresenta neste sábado (10), e Toni Garrido, que sobe ao palco no domingo (11).  

Design sem nome

Fique de olhos nas novidades

Assine nossa newsletter

Saiba os principais lançamentos e noticia do mundo das corridas!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Go! Running Copyright © 2024.Rua Paracuê, 387 – Perdizes – São Paulo – SP | Tel (11) 3868-0300 | redacao@gorunning.com.br