Melhore sua corrida sem correr

POR FELIPE KUTIANSKI – O crescimento das provas de corrida no Brasil aumentam significativamente a cada dia e com inúmeras variações como as corridas de aventura e de obstáculos.

Essas provas apresentam um desafio totalmente diferente e complexo, comparado as tradicionais corridas de rua, principalmente em relação à resistência e força muscular.

E como podemos evoluir nestas corridas sem correr?

A gama de opções é bem ampla na realidade, mas pouco conhecida do público leigo. Podemos utilizar, por exemplo, a musculação como uma boa ferramenta, pois várias metodologias tensionais e metabólicas podem ser utilizadas.

Outra opção economicamente mais acessível é a Calistenia, ou seja, trabalhar força e resistência muscular utilizando apenas o próprio peso corporal como sobrecarga. Exercícios isométricos e pliométricos são boas escolhas nessa linha de treinamento.

Os popularmente conhecidos treinos funcionais, também são bem utilizados por atletas de alto rendimento para melhorar seu tempo. O grande ponto positivo dessa linha de treinamento é também o pesadelo.

O treino funcional como o nome já diz, deve ser o mais funcional para a atividade desenvolvida pelo aluno. Esse é um ponto muito delicado entre ser algo que irá auxilia-lo na corrida efetivamente, ou se irá ser apenas mais um “invencionismo” sem fundamento.

Sempre que pensarmos em criar um treino para ajudar um corredor, devemos primeiramente pensar nas possíveis dificuldades que ele encontrará, como morros, rios, saltos, escaladas, descidas acentuadas, etc.

Entendendo as dificuldades, fica mais fácil compreender quais grupos musculares, movimentos, estímulos e exercícios podem ser aplicados na periodização deste aluno.

Lembre-se sempre, o melhor investimento em um treino de corrida não é o tênis, mas sim o profissional que irá planejar e estudar todos os seus passos.

Felipe Kutianski, preparador físico da Ziva
Graduado em Educação Física pelo Centro Universitário do Brasil (UniBrasil) de Curitiba (PR) e pós-graduado em Bioquímica do Exercício pela Universidade Gama Filho (RJ). Possui certificação Kettlebell Basic obtida em São Petersburgo, Rússia. É especialista em Hatha Yôga pela Unipaz de Curitiba. Atualmente segue uma linha mais voltada para a calistenia e atividades que unem corpo, mente e natureza.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.