Após lançar a primeira lata de água com inscrição em braille na tampa, marca firma parceria com Achilles International Brazil para realizar corrida inclusiva
No mês em que é celebrado o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (03/12) e o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual (13/12), a Minalba Brasil, empresa de bebidas do Grupo Edson Queiroz (GEQ), dá um novo passo para impulsionar a inclusão desse público em suas ações. No dia 17/12, a empresa realiza a sua primeira corrida de rua proprietária, o Desafio Minalba, no Ibirapuera (São Paulo), e firmou parceria com a Achilles International Brazil para tornar o evento acessível.
“Nossa corrida será verdadeiramente inclusiva e estamos empolgados em ter um projeto tão especial, que transforma vidas diariamente, no Desafio Minalba. Já temos mais de 40 atletas com deficiência inscritos a convite da Minalba Brasil, que serão acompanhados por guias da Achilles, e queremos que esse número se amplie ainda mais. Nosso objetivo é estimular a independência dessas pessoas, para que possam, por exemplo, praticar esportes e realizar as próprias decisões de compra no dia a dia”, afirma a diretora de Marketing da Minalba Brasil, Christina Larroudé.
Segundo o diretor da Achilles Brazil, Edson Santi, a inclusão de atletas com deficiência em corridas destaca a importância da inclusão em todos os setores da sociedade. “Ao demonstrar esforço físico, esses atletas inspiram a compreensão de que também podem ocupar diferentes espaços, como no trabalho, na educação e na política. A busca não é por privilégios, mas por oportunidades, promovendo uma reflexão valiosa na comunidade. A missão é transformar vidas por meio de programas esportivos e conexões sociais, enfrentando desafios adicionais devido às limitações da deficiência. As corridas e seus organizadores desempenham um papel crucial, proporcionando acessibilidade, visibilidade, largadas antecipadas e prêmios especiais”, aponta.
A ação se soma a outras iniciativas que a Minalba Brasil já vem adotando para avançar na frente da acessibilidade. Em outubro, a empresa lançou a primeira lata de água mineral com escrito em braille na tampa desse segmento no Brasil. O objetivo é tornar a experiência de compra, consumo e escolha acessível às pessoas com deficiência visual. A iniciativa inédita de larga escala no país foi desenvolvida ao longo de meses com o suporte da Ball Corporation, líder mundial de embalagens sustentáveis de alumínio e pioneira na solução de água em lata no Brasil, que contou com a consultoria da Fundação Dorina Nowill para Cegos, para trazer um olhar inclusivo para o mercado de alimentos e bebidas.
A ação #LataPraTodosVerem da Minalba Brasil visa promover acessibilidade no mercado de bebidas. Hoje, existem mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual no Brasil, segundo dados do Censo do IBGE de 2010. O propósito é oferecer maior independência na experiência de compra e consumo adequando às necessidades desse público.
O colaborador da Fundação, Lucas Matias, deficiente visual, foi convidado a visitar a fábrica de Minalba Brasil, em Campos do Jordão – São Paulo, para uma surpresa inesquecível: conhecer em primeira mão a nova lata acessível. A reação emocionante de Lucas foi registrada em vídeo, compartilhado pela marca em suas redes sociais e disponível no YouTube e no LinkedIn.
A frase marcante de Lucas, “Acessibilidade é ter liberdade”, mostra o caminho que a marca tem adotado para, mais do que lançar um produto inovador, transformar a experiência de compra, consumo e escolha das pessoas com deficiência visual, dando-lhes liberdade e acessibilidade, e reforça o compromisso e o propósito da Minalba Brasil de ir além do essencial, impactando positivamente a vida das pessoas.