Na Trilha dos Carijós – Expedition/450k

Me chamo Itamar Bernardineli Alves, tenho 54 aos, sou educador físico e ultramaratonista. Estou há 35 anos no mundo da corrida, já tendo completado mais de 60 maratonas, entre nacionais e internacionais, como Paris, Londres e Nova Iorque.

Desde 2010 estou no mundo das ultramaratonas, provas de montanha e peregrino do Caminho da Fé e do Caminho de Santiago de Compostela. No início de julho deste ano participei da Carijós Expedition 450kms, realizada entre as cidades de São José do Norte a Torres/RS. Só vim a conhecer essa prova no ano passado, após ter vencido a CUR Cassino Ultra Race, uma prova de 230 kms entre as cidades de Rio Grande e Santa Vitória do Palmar/RS, próxima ao Chuí e como prêmio ganhei a inscrição para correr os 450 kms, que são realizados em etapas de 6 dias, com distâncias aproximadas de 80k em média/dia. Foram 6 meses de preparação intensa e fazendo algumas provas para preparação. Como treino esse ano participei da Brasil 135 (217kms) e  300k, o Desafio na Estrada Real que fui campeão.

O trajeto da Expedition 450km refaz a trajetória dos índios Carijós pelo litoral norte do Rio Grande do Sul, trazendo a história de um grupo que estava nestas terras muito antes que qualquer colonizador.

Dada a largada no dia 6 de julho, todos com sua mochila de hidratação, 3 litros de água, suprimentos para alimentação para cada etapa, lanternas, estojo de primeiros socorros, capas de chuva e roupas reservas – cheguei a transportar até quase 7 quilos.

Até a linha de chegada passamos por uma série de intempéries, condições climáticas como temperaturas baixíssimas e chuva intensas. Em uma das etapas corremos com coletes salva-vidas, atravessando a nado trechos na Lagoa dos Patos. Durante o percurso também houve desvios de rotas em função de mal tempo, estradas alagadas, roupas e pés molhados grande parte do trajeto, sendo que na maior etapa percorremos a distância de 114kms.

No último dia fomos abençoados com um tempo maravilhoso, pouco frio, sem chuva e o sol me proporcionou desfrutar da beleza do local da chegada, sendo o primeiro a chegar e recebendo o título de grande guerreiro Carijó.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.