A missão da NIKE, Inc. é simples: levar inspiração e inovação a todos os atletas* do mundo. É com esse espírito que a companhia anuncia um novo capítulo em sua trajetória de inovação para o esporte, unindo as equipes de Inovação, Design e Produto da Nike, Jordan Brand e Converse em uma única força criativa com foco total nos atletas.
O movimento tem como objetivo acelerar a inovação centrada no atleta e impulsionar o crescimento dentro da nova estrutura NIKE, Inc. Sport Offense, permitindo que as equipes compartilhem insights, tecnologias e métodos de produção para criar produtos transformadores para atletas em todos os níveis.
“Nossa estrela-guia é uma homenagem ao nosso cofundador, Bill Bowerman, e ao desafio que Kobe Bryant nos deixou: ‘Crie coisas épicas, e torne os atletas melhores’“, afirma Phil McCartney, Chief Innovation, Design and Product Officer da NIKE, Inc.. “Tudo começa e termina com a voz do atleta, seus objetivos, desafios e motivações. Ao unirmos nossas áreas de criação em Nike, Jordan e Converse, estamos acelerando o progresso e aproveitando todo o nosso potencial para entregar produtos épicos que elevam a performance. É um novo momento para Inovação, Design e Produto na Nike.”
A NIKE, Inc. apresenta essa nova estrutura ao mesmo tempo em que revela quatro plataformas de inovação que representam um compromisso sem precedentes em resolver desafios reais dos atletas, aprimorar suas experiências e impulsionar o futuro do esporte:
- Aero-FIT – expressão máxima da tecnologia de absorção de suor da Nike, capaz de oferecer mais do que o dobro de fluxo de ar em comparação com vestuários esportivos tradicionais, permitindo desempenho prolongado e de alta intensidade em condições extremas.
- Nike Mind – uma plataforma desenvolvida ao longo de mais de 10 anos, que ganha vida nos primeiros calçados da marca baseados em neurociência: o Mind 001 mule e o Mind 002 sneaker, projetados para ajudar atletas a encontrar o foco mental antes e depois das competições.
- Project Amplify – o primeiro sistema de calçado do mundo com propulsão para corrida e caminhada, desenvolvido para ajudar atletas do dia a dia a ir mais longe e mais rápido, com menos esforço.
-
Therma-FIT Air Milano – combina a tecnologia Nike Air com um novo conceito de vestuário esportivo de performance, permitindo que os atletas controlem sua temperatura corporal sem trocar de camada, oferecendo níveis de aquecimento que variam de um moletom a um casaco acolchoado leve.
Essas inovações demonstram a amplitude e o impacto do compromisso da Nike com a inovação centrada no atleta, um compromisso que se fortalece ainda mais com a unificação das áreas de Inovação, Design e Produto.
“Nosso time de mentes curiosas e talentosas, que trabalha todos os dias a serviço dos atletas, aliado a recursos únicos como o Nike Sport Research Lab, nos permitirá entregar décadas de produtos disruptivos e avanços em performance“, acrescenta McCartney. “O que sai das nossas equipes de criação não é apenas inovador, é o tipo de trabalho que faz as pessoas pararem para olhar. Que inspira, que conecta, que faz sentir. Essa é a nossa magia.”
Essa “magia” é resultado do trabalho de quase mil designers, muitos deles atuando dentro do Serena Williams Building, um espaço de quase 100 mil metros quadrados no campus Philip H. Knight; de uma equipe dedicada de bioengenheiros, neurocientistas e criadores no LeBron James Innovation Center, sede do Nike Sport Research Lab; das avançadas capacidades de criação do Bowerman Footwear Lab; e de uma rede de parceiros de manufatura de classe mundial.
“Somos uma equipe de sonhadores, designers e criadores com a responsabilidade de transformar os sonhos dos atletas em realidade”, finaliza McCartney. “Nosso foco está na relação única de cada atleta com seu esporte, criando soluções que eles nunca imaginaram precisar, mas das quais não vão mais querer abrir mão. Imaginamos e inovamos, sempre partindo dos atletas, ancorados no esporte e impulsionando os limites da inovação, do design e do produto.”
Se você tem um corpo, você é um atleta.

