O desafio da Eco Race

POR DEMÉTRIUS CARVALHO – Terceira vez que participo do Desafio Eco Race. O que por si só demonstra que é uma prova que considero interessante e por vários motivos. O primeiro é o custo benefício. Principalmente se você se inscrever no primeiro lote tendo em vista que falamos de uma prova de 18k.

A prova também conta com as distâncias de 5.3k, 9k e 18k. Mas essa última é, ao meu ver, o grande diferencial da prova e que considero o último passo para os corredores que querem experimentar sua primeira meia maratona.

O local da prova como nas edições anteriores foi o Parque Ecológico do Tietê. Ou seja, 100% plano, de trilha e arborizado. Tendo ainda a largada 7h30 para os 5.3k com 9k e 18k na sequência.

O Parque Ecológico do Tietê é por si só um atrativo à parte. Quanto à prova em si, o percurso consistia em uma volta para os 9k ou duas para os 18k. A de 5.3k fazia um retorno sem completar a volta completa.

O clima no dia ajudou muito e a hidratação da prova era dentro do que esperamos de uma prova. Assim como o pós prova.

A grande surpresa para mim foi na hora de retirar a medalha onde você escolhia o corredor da distância que correu e retirava a sua medalha que era diferente e constava a distância percorrida. Ponto para o New Time Sports, afinal, essa é tanto uma reclamação dos atletas que correm distâncias diferente e recebem a mesma medalha em outras provas, como também incita o atleta a alcançar a medalha de maior distância em uma futura etapa. Sem contar que embora tenha um design simples, foi uma das mais bonitas medalhas do ano até agora.

A New Time Sports por sinal fez seu tradicional pódio geral das distâncias com 5 atletas recebendo troféu e um kit com alguns produtos de parceiros da prova, mas foi generosa com os atletas por faixa etária com troféu para os 3 primeiros por faixa. A premiação geral dos 18k por sinal foi contestada por um atleta, que disse haver chegado em 5º lugar e houve um pequeno atraso para que se pudesse averiguar o ocorrido de utilizando inclusive de imagens da chegada.

Uma outra atitude que a organização tomou foi a exclusão dos atletas não presentes no momento para os corredores acima de 60 anos. O motivo alegado é que muitos atletas utilizam os dados de um parente ou conhecido para obtenção do desconto do idoso e correm em seu lugar, ou seja, a organização dessa forma, tenta inibir fraude em seus resultados.

O Desafio Eco Race que já conta com algumas edições, merece sua atenção para as edições futuras e deve ser colocada em seu planejamento por preencher a lacuna entre os tradicionais 10k e 21k. Para você que desfrutou do Desafio Eco Race ou já se sente pronto para uma meia maratona, a New Time Sports anuncia para 30.09 a Meia Maratona Eco Tietê de revezamento.

Desafio Eco Race aprovada, só podemos ter boas expectativas para com a Meia Maratona Eco Tietê de revezamento.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.