O desafio da Maratona de Campinas

POR DEMÉTRIUS CARVALHO – Campinas está mais do que solidificada no circuito de corrida de rua e a prova em questão é a Maratona de Campinas em sua 4ª edição promovida pela Noblu Sports junto à prefeitura de Campinas.

Além da clássica distância dos 42k, a prova possui a também tradicional distância de 21k (meia maratona), além das distâncias de 14k e 7k podendo dessa forma comportar desde maratonistas aos iniciantes no mundo das corridas, mas se você resolver encarar a prova com sua turma, havia ainda a modalidade revezamento nos 42k podendo ser em sexteto, trio, ou dupla.

O revezamento deu uma dinâmica toda especial para quem aguardava algum corredor ou simplesmente assistia a prova pois proporcionava a todo momento a entrada de novos e descansados atletas na pista.

Tanto alguns metros antes do pórtico de chegada, quanto alguns poucos depois na dispersão, havia um número maior de pessoas que acompanhavam o evento trazendo o velho calor humano para a prova que tecnicamente falando é bastante técnica. Pequenas mas constantes subidas e descidas e bastante curvas durante o trajeto. Ideal inclusive para os maratonistas que almejam algumas provas mais “casca grossa”.

Largada planejada para 7h e a temperatura ajudava aos praticantes das corridas. Um ponto que sempre faço questão de frizar é que não é apenas sorte, mas parte de uma estratégia de escolher um período do ano onde estatisticamente as temperaturas ajudem à prática esportiva. Bingo para a Noblu.

Pontos de hidratação já no quilômetro 3 tendo novamente a cada 3 quilômetros mais ou menos. Um ponto de isotônico (para a distância de 21k que foi a que participei) e lanche pós prova.

Na dispersão, fora o tradicional pódio e os banners onde os atletas costumam fazer suas fotos, havia uma tenda de massagem que se não é incomum em longas provas, é de vital importância para o corredor que acaba de chegar.

Era comum ver corredores emocionados em sua primeira meia ou mesmo maratona e se no futuro, só as lembranças nos restarão, a Maratona de Campinas jamais será esquecida por milhares de seguidores.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.