O desafios das 10 Milhas

As 10 Milhas da USP é uma corrida que deve ser pensada com muito carinho por corredores que almejam maiores distâncias. Ela faz a ponte natural entre os clássicos 10k e a tão sonhada meia-maratona. Pode-se inclusive dizer que há uma lacuna entre essas distâncias no mundo das corridas.

O circuito foi armado dentro da USP. 8k (ou as 5 milhas) armados para uma volta ou duas voltas para quem optou por 16k (10 milhas). Se uma segunda volta pode ser considerado um ponto negativo da prova, isso é um tanto quanto relativo visto que se há algo mais que se precisa ter em uma prova longa é condicionamento mental. A USP por sinal é conhecida por maltratar psicologicamente os atletas.

Isso pode ter pesado durante a corrida para alguns corredores? Evidentemente que sim. Vi dois corredores que estavam inscritos para as 10 milhas finalizarem sua participação na prova com apenas 5 milhas. Para Yuri Godoy que planeja realizar sua primeira meia maratona esse ano, seria sua maior distância em prova (ele já concluiu uma prova de 15k) e visualizava exatamente o aumento gradual de volume de corrida para chegar em uma meia terminando ela bem e não de qualquer forma para dizer que fez uma meia.

Se recuperando de uma lesão que o deixou afastado das corridas por algum tempo, optou pela cautela e parou nas 5 milhas. Saiu de lá no entanto com uma ótima impressão do evento:

— Ela na minha visão é uma baita prova para quem quer uma distância maior.

Houve também quem chegasse ansiosa para sua maior distância e saísse da USP radiante ostentando sua medalha de dez milhas como Rose Britto ou mesmo atletas experientes com as longas distâncias como James Yumiya que fez a prova em ritmo conservador visando exatamente uma meia maratona no próximo final de semana.

— Hoje foi uma prova/treino para a Golden da semana que vem! Mantive um ritmo não muito forte nos primeiros 8k e depois aumentei só um pouco a velocidade nos kms finais. Também forcei um pouco nas 2 Subidas do Cavalo pra testar a resistência!  Está bom.

Dos corredores mais experientes aos menos experientes, a sensação de que as 10 Milhas é uma prova indispensável na agenda do atleta que não quer parar nos 10k. Vida longa às 10 Milhas…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.