O treino longo

POR DANIELA BARCELOS – Na preparação para a maratona estão presentes diversos métodos de treino: intervalados, treinos de ritmo, rodagens leves e os famosos longões.

Geralmente sempre há uma dúvida entre os corredores sobre o ritmo que este treino deve ser executado. Há os que defendam que precisa ser próximo ao ritmo de maratona, e também o lado dos que falam que este deve ser em ritmo mais lento do que da maratona, similar a uma rodagem leve.

Mas qual destas vertentes está correta?

Para responder isso é importante olharmos para o objetivo que cada método de treino oferece e assim ter um esclarecimento de como proceder no longo.

Qual é o papel do treino intervalado de uma forma mais simplificada, sendo ele intensivo ou extensivo? De trabalhar a velocidade com pausas de recuperação que permitam a manutenção do ritmo dentro do número de repetições. Ou seja, o intuito principal é se expor a maiores intensidades.

E o papel do treino de ritmo? De expor o corredor ao ritmo da prova alvo, porém em menor quilometragem do que a mesma de forma fracionada ou não, para que não haja uma sobrecarga maior antes do dia principal que é o da competição. Este método é o ideal para que o corredor vivencie o ritmo pretendido e corrigir durante o planejamento para evitar surpresas no dia da prova.

E finalmente, qual o papel dos longos? Seria o mesmo do treino de ritmo? A resposta é não.

A função do longo é expor o corredor a um tempo maior de atividade, ou seja, quanto maior o volume, menor deve ser a intensidade.

Desta forma é desnecessário colocar o corpo a prova antes do dia da competição. Isso só irá trazer uma sobrecarga que pode até comprometer a continuidade dos treinos e até mesmo o resultado da prova.

Quando for realizar o seu longão, sempre o faça em intensidades leves e utilize para também definir as estratégias de hidratação e reposição de energia. Pois são fatores importantes para alcançar seus objetivos nas provas longas. Pense nisso!

Bons treinos!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.