Organizadores de Corrida de Rua realizam prova no Sambódromo do Anhembi para verificação de protocolos

Com realização da Associação Brasileira de Corridas de Rua e Esportes Outdoor (ABRACEO) e organização da TF Sports; Beta Sports; Chelso Sports e Business e Iguana sports, a prova acontece no dia 25 de outubro e faz parte da retomada das corridas de rua seguindo os protocolos de saúde

Com realização da Associação Brasileira de Corridas de Rua e Esportes Outdoor, cerca de duzentos corredores sentirão o gosto de participar de uma corrida de rua após quase sete meses de hiato devido à pandemia de coronavírus. Seguindo todas as recomendações, organizadores das maiores empresas do mercado paulista se uniram para realizar a prova que servirá para verificação dos protocolos sanitários apresentados para os órgãos governamentais e de saúde. Marcada para este domingo, dia 25 de outubro, a prova acontece no Sambódromo do Anhembi com percurso de 5 km e largadas espaçadas a partir das 7h.

Com apoio da SPTuris e da Cidade de São Paulo, a prova terá alvará da Federação Paulista de Atletismo que, com a Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte, tem somado esforços e trabalhado intensamente na elaboração e aprovação das recomendações médicas para realização das competições de corrida de rua.

Participarão da corrida, atletas convidados pelas entidades organizadoras e que foram selecionados após uma criteriosa análise. Todos os participantes e colaboradores preencheram um questionário e no dia da prova precisarão seguir uma série de regras, além de apresentarem perfeita condição de saúde e não fazerem parte dos grupos de riscos. Após a prova, os participantes serão monitorados por catorze dias para que sejam avaliados eventuais riscos de contaminação. 

Além disso, uma criteriosa série de protocolos será seguida à risca durante o acesso ao local do evento. Todos os membros da organização, trabalhadores, participantes e staffs terão seus dados cadastrados, passarão por triagem na entrada com verificação de temperatura e não será permitido o acesso aos familiares e amigos no local da prova.

“Acredito que a prova de verificação de protocolos é um passo fundamental, tanto para organizadores, quanto para os atletas experimentarem o que está sendo proposto. Além de ser importante para avaliarmos o que está certo, será uma oportunidade para analisar o que deve ser melhorado. Com certeza será uma prova que definirá os formatos das próximas corridas nesse recomeço”, avalia Paulo Carelli, presidente da ABRACEO e proprietário da Iguana Sports.

Além da Iguana, outras quatro grandes organizadoras de eventos assinam o documento com os protocolos que serviram de base para a homologação da corrida: Norte Marketing Esportivo, Yescom, TF Sports e Beta Sports. “É um passo importante a realização desta prova, pois poderemos sugerir ou aplicar o que está sendo proposto para seguirmos daqui para frente. É muito importante que as corridas comecem a acontecer com números menores de atletas e a criação de um ambiente seguros para os participantes”, acrescenta Carelli. 

Entrega de kits, arena e largadas:

Assim como a corrida, os momentos que antecedem a prova de verificação de protocolos diferirão do padrão que os atletas estão acostumados. A começar pela entrega de kits. Essa será realizada na loja Track&Field do Shopping Pátio Higienópolis, com horários estabelecidos previamente de acordo com o número do CPF. Os atletas ficarão ordenados em filas com sinalização e balizamento garantindo o distanciamento de 1,5 metros, recomendado pela OMS. 

O material do kit será previamente higienizado, embalado individualmente e entregue por pessoas devidamente paramentadas com equipamentos de proteção individual (EPI). No kit, o atleta receberá um número de peito, um frasco de álcool em gel, uma máscara e os materiais informativos educacionais. Inclusive, uma das novidades será o verso do número de peito, que deverá conter os dados pessoais, as informações sobre fatores de risco de saúde e um contato de emergência para caso de necessidade.

Durante o período de permanência na arena, todos os participantes e organizadores deverão usar máscaras nas áreas comuns (espaço da prova, largada e chegada). Os espaços comuns, como guarda-volumes, serão organizados de forma a permitir o distanciamento entre os participantes. Marcas no solo, cones e unifilas serão utilizadas para estimular e garantir esse distanciamento nos locais de maior risco de aglomeração.

Serão disponibilizados recipientes abastecidos com álcool gel 70% para higienização das mãos, instalados nos lugares de maior circulação de pessoas, de fácil visualização e acesso, bem como em número suficiente para atender a demanda e, que atendam também as necessidades dos portadores de deficiência, tais como pessoas com nanismo e cadeirantes. Além disso, pessoas com deficiências terão horários e locais exclusivos para atendimento. 

Por fim, as largadas seguirão conforme manda o decreto estadual que estabelece o uso geral e obrigatório de máscaras, sendo que os atletas deverão mantê-las durante todo o percurso. Os pelotões serão definidos de acordo com os tempos estimados para completar a prova e os corredores estarão divididos em raias. Os tiros de partida acontecem a cada trinta segundos com vinte atletas largando por vez. 

ABRACEO

Estruturada no início da pandemia, a Associação Brasileira de Corridas de Rua e Esportes Outdoor – ABRACEO – vem ganhando força ao longo dos últimos meses. Formada por organizadores de eventos esportivos, com o objetivo de fortalecer e profissionalizar o setor no Brasil, a associação tem como objetivo orientar e defender os interesses de seus afiliados junto aos órgãos competentes. 

A ABRACEO teve papel fundamental na elaboração dos documentos e agora cumprirá o papel de coordenadora da aplicação destas regras nas provas. “A ABRACEO tem sido fundamental nessa retomada. Através de nossos membros, conseguimos elaborar os documentos e discutir os protocolos com organizadores e médicos do esporte. Além disso, foi através da entidade que estabelecemos contato com prefeituras e órgãos governamentais. Não seria possível fazer isso de forma individual”, finaliza Paulo Carelli, presidente da entidade. 

Serviço: Corrida de Verificação de Protocolos

Local: Sambódromo do Anhembi (SP) 

Data: 25/10/2020

Horário: 7h

Distância: 5 km

Participantes: 200

Design sem nome

Fique de olhos nas novidades

Assine nossa newsletter

Saiba os principais lançamentos e noticia do mundo das corridas!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Go! Running Copyright © 2024.Rua Paracuê, 387 – Perdizes – São Paulo – SP | Tel (11) 3868-0300 | redacao@gorunning.com.br