Organize-se na direção de seu objetivo.

POR DANIELA BARCELOS – A primeira pergunta que o treinador faz para montar um planejamento de treinos de corrida para um aluno é qual a distância-foco? Parece uma pergunta simples, porém a maioria dos corredores não conseguem responder, pelo simples fato de não saber qual á a distância alvo.

Infelizmente a maior parte dos corredores escolhem as provas sem pensar nos objetivos. Basta surgir um evento novo, ou uma organizadora que faz um belo marketing de um circuito, ou as provas gratuitas que aparecem de repente nos calendários, ou uma inscrição que ganha em sorteios de redes sociais, o atleta se inscreve.

É o famoso de grão em grão a galinha enche o papo. Quando o corredor percebe já está inscrito em inúmeras provas que fogem de seu controle, e o planejamento acaba tendo que ser modificado em função das provas, e o certo é ser ao contrário

Desta forma perde-se a referência da quilometragem ideal, da frequência ideal, dos estímulos ideais, além de outros fatores. E além disso, as evoluções ficam travadas, e a pessoa perde oportunidade de explorar mais a sua capacidade em treinos e provas.

Mesmo o atleta que diz participar por diversão apenas nas provas, se preocupa com o tempo. A competitividade é inata do ser humano, e todos sem exceção deixam a mesma aflorar em ambiente de prova.

Por isso é importante sempre no fim ou início de cada ano listar o objetivo principal, e escolher as datas e provas que pretende correr. Esta definição não deve sofrer alterações muito frequentes, pois dependendo da modificação, o tempo não pode ser suficiente, levando a um resultado que pode deixar o corredor frustrado.

Escolha o objetivo que estiver ao seu alcance, não se deixe influenciar pela mídia ou redes sociais, use-as como algo positivo na sua vida de corredor.

Bons treinos!

Daniela Barcelos tem 16 anos de experiência como atleta amadora – começou a correr em 1999. Formada em Educação Física, com pós-graduação em Fisiologia do Exercício. É treinadora de corrida em assessoria própria que leva seu nome. Conheça mais em www.danibarcelos.net.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.