Conheça os benefícios da casca de banana

A Nova Inglaterra está lançando a Fibra Nutritiva de Banana, primeiro produto do mercado elaborado com cascas de banana madura,

Cookies com fibra nutritiva de banana

que concentra todos os benefícios da casca da fruta, reconhecida por seu alto teor nutricional e pela grande concentração de fibras insolúveis e sais minerais, além de ser rica em potássio, triptofano e luteína e ter propriedades antibióticas e antifúngicas.

O produto é feito a partir do processamento de cascas de banana maduras que são descartadas pelas indústrias que fabricam banana passa, doces e polpa de banana e está disponível na versão adoçada com açúcar demerara e formato pellet.

Para produção da Fibra Nutritiva de Banana as cascas são submetidas a um processo de desidratação osmótica que concentra todos os seus benefícios. Com isso, o que era antes descartado pelo mercado agora é transformado em um ingrediente com altíssimo valor nutricional.

Nesse processo, as cascas de banana são higienizadas, mergulhadas em uma solução hipertônica à base de açúcar demerara e, em seguida,  colocadas no desidratador. Segundo o fabricante, a indústria pode utilizar o produto na produção de alimentos funcionais como barras energéticas, de cereais e de proteínas, granolas, snacks e cookies; e também em setores coo de food service, panificação e de chocolates e comercializado a granel em empórios e lojas especializadas.

PROPRIEDADES NUTRICIONAIS DA FIBRA NUTRITIVA DE BANANA

Cálcio 1480 mg por 100 g – (148% da IDR)
Ferro 19 mg por 100 g – (138% da IDR)
Potássio 13.743 mg por 100 g – (292% da IDR)
Zinco 10 mg por 100 g – (136% da IDR)
Magnésio 378 mg por 100 g – (145% da IDR)
Fibras 17 g por 100 g – (68% da IDR)

Chocolate com fibra nutritiva de banana

CONFIRA OS BENEFÍCIOS DA CASCA DE BANANA

A banana é rica em vitaminas A e C, mas sua casca traz mais nutrientes e benefícios que a própria polpa da fruta. Além de apresentar um teor de minerais superior em relação à própria fruta, contém quantidades elevadas de vitaminas e Magnésio que previnem a diabetes e mantém a saúde do sistema nervoso.

A casca de banana também contém triptofano, aminoácido essencial que aumenta os níveis de serotonina no corpo e afeta o humor positivamente. Além disso, possui mais fibras solúveis e insolúveis em comparação com as outras frutas que auxiliam na digestão e podem reduzir os níveis de açúcar e colesterol no sangue, ajudando a prevenir doenças cardiovasculares, diabetes e câncer, reduzindo inclusive as chances de ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral.

Rica em minerais como o Cálcio e Potássio, importantes para a formação de dentes e ossos, para evitar fraqueza e fadiga muscular e prevenir cãibras, a casca de banana também possui polifenóis e carotenóides e fitoquímicos com propriedades antioxidantes que reduzem o estresse oxidativo e neutralizam os radicais livres em vários órgãos, incluindo a pele.

A casca também possui luteína, um carotenoide que protege os olhos dos danos dos radicais livres, dos riscos de catarata e de degeneração macular, além de filtrar os raios UV prejudiciais e prevenir o envelhecimento precoce.  Além disso, acelera o metabolismo, pois possui amidos resistentes que o organismo demora mais tempo para digerir, e tem propriedades antibióticas, e antifúngicas.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.