Os benefícios da massagem esportiva

Fabiane Hukuda_atendimentoPOR FABIANE HUKUDA – Os primeiros registros de massagem desportiva são encontrados nas
antigas culturas grega e romana. Os gregos usavam massagem nas Olimpíadas para aliviar dores e aumentar a recuperação muscular dos atletas olímpicos. Na verdade, os massagistas antigos eram médicos e tinham grande status na sociedade.

A Massagem desportiva é uma técnica indicada para atletas amadores ou profissionais, pois ela trabalha com a manipulação e reabilitação dos tecidos moles do corpo, incluindo músculos, ligamentos e tendões.

Possui uma sequência de manobras de deslizamento, fricção, amassamento, percussão, vibração e movimentação. Utiliza a Cinesiologia Aplicada e manobras de alongamentos para auxiliar a promover movimentos, e também a Drenagem Linfática como sistema de auxílio.

A massagem desportiva pré e pós competição possuem estímulos e objetivos diferentes. Confira:

Pré competição:

A massagem é indicada para preparar a musculatura para o dia da competição, o atleta sente-se mais confiante e concentrado para a prova.

É uma massagem tonificante, superficial e rápida – de excitação ao Sistema Nervoso Central. O objetivo desta massagem é de aquecer a musculatura, promover vaso dilatação, hiperemia (um aumento da quantidade de sangue circulante), estimulação e excitação.

Pós competição:

A fadiga muscular é a principal queixa de dores dos atletas após a competição.

A massagem terá ação desintoxicante e será feita com movimentos de amassamento lentos e profundos.

O objetivo desta massagem será de recuperar as fibras musculares, eliminando resíduos metabólicos do corpo através da drenagem sanguínea e linfática, para acelerar a regeneração do atleta e favorecer a nutrição celular.

A Massagem Desportiva deve ser personalizada para cada atleta e os estímulos dependem da fase de treinamento/competição e de cada modalidade esportiva.

A técnica, que tem ganhado cada vez mais adeptos, possui inúmeros benefícios, entre eles:

  • Melhora a fadiga e a recuperação muscular
  • Reduz aderências
  • Melhora a circulação sangüínea e o transporte de oxigênio e nutrientes para os músculos
  • Previne lesões
  • Reduz espasmos musculares
  • Reduz edemas e processos inflamatórios
  • Tem um efeito relaxante ou estimulante no sistema nervoso central
  • Aumenta o conhecimento corporal, traz confiança e serenidade.
  • Diminui a ansiedade e melhora a qualidade do sono.

Os massoterapeutas desportivos atuam em clubes de elite, academias e atualmente conquistaram seu espaço na equipe multidisciplinar do Comitê Olímpico Brasileiro, visando melhorar a recuperação e o desempenho dos atletas olímpicos para as Olimpíadas do Rio 2016.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.