Os tipos de massagem esportiva

POR FERNANDA DE SOUZA MESSIAS E CÁSSIA REGINA DA SILVA DIAS – A massagem desportiva é uma técnica de massagem vigorosa e profunda, atualmente muito utilizada por atletas e esportistas no geral para manter o equilíbrio dos sistemas muscular e neural, bem como prolongar a eficiência em suas práticas esportivas.

Com o aumento da procura em todas as idades para a prática esportiva, a massagem desportiva vem ganhando espaço e importância nesse cenário. Com a massagem conseguimos prevenir lesões, reduzindo as aderências e restaurando a mobilidade muscular, melhorando a consistência de treinamentos em atletas de alto rendimento e amadores. Vale lembrar que a massagem não substitui os exercícios de alongamento, aquecimento e fortalecimento muscular, mas, sim, deve ser um meio auxiliar destas atividades.

Em se tratando de corredores, os músculos da panturrilha, costais e lombar devem receber maior atenção, juntamente com as articulações de joelho e coxofemorais. A massagem deve ser ativa e ter também um efeito calmante a fim de aliviar tensões e melhorar a performance do atleta nos treinos.

Existem quatro grupos de massagens específicas para o esporte, que são realizadas conforme a necessidade do atleta, são elas:

Massagem no condicionamento: pode ser feita no corpo todo, diariamente, com o objetivo de recuperação após uma sessão de treinamento pesado, evitando o SMIR (sofrimento muscular de início retardado). Sem contar com o efeito psicológico de bem estar contínuo e calmante.

Massagem como tratamento:  ão realizados para tratamento de lesões esportivas, podendo ser feita após  4 dias se toda a hemorragia e edema tiver cessado, com o objetivo de estimular a circulação removendo o excesso de fluido do tecido, promovendo a recuperação da lesão e a flexibilidade quebrando aderências.

Massagem pré-competição: realizada antes da competição com o objetivo de fazer o aquecimento dos músculos, com grande ênfase no efeito psicológico.

Massagem pós-competição: tem como seu principal objetivo a eliminação de resíduos do corpo, dentre eles o ácido lático, permitindo que as funções do corpo voltem ao normal, auxilia na redução de dor, nódulos de tensão e tem os benefícios do efeito psicológico agregado.

Fernanda de Souza Messias e Cássia Regina da Silva Dias são sócias- proprietárias da CASFER, empresa no segmento da massagem especializada em massagem desportiva, que tem como maior compromisso levar aos clientes bem-estar, trabalhando juntos para a realização dos seus objetivos. Tem como maior diferencial no mercado a junção da massagem desportiva com a acupressão de pontos específicos para melhorar não só a parte musculoesquelético bem como equilibrar o padrão energético dos nossos clientes. Temos dois anos de experiência com corredores de rua e atletas de alto rendimento. Atendemos de segunda à sexta na Clínica Raropés, localizada na Rua Francisco Ferrari, 36 – Pq. Continental e aos sábados na USP, na rua da Raia próximo ao P1  de pedestres.

https://www.facebook.com/Casfer.terapeutico/

Cássia – (11) 97172-9088

Fernanda – (11) 99649-6145

casfer.tarapeutico@gmail.com

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  1. AUSTREGÉSILO, A.S.B Massagem e Sensibilidade. 1ª edição. São Paulo: Editora Tecnoprint, 1979.
  2. BELZUNCE, J.M Masaje en los Desportos.Barcelona: Editora Barcelona 1959.
  3. KNAPP, M.E Massagem in KOTTKE, F.J; STIELWELL E.K; LEHMANN J.F. Krusen, tratado da educação física e reabilitação. 3ª edição São Paulo: Editora Manole, 1986 cap.17
  4. NYBERG, R. Role of Physical Therapisits Inspinal Manipulation in BASMAJIAN J.V manipulation, traction and massage. 3ª edição. Baltimore, 1985, capítulo 2.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.