Parceiro da saúde e do bem-estar

POR FABIANO BRAUN – A busca por melhor qualidade vida é crescente. Aumenta o número de pessoas que procuram as academias, assessorias esportivas, clubes, parques e praças para praticar algum tipo de atividade física. Mexer-se, movimentar-se e exercitar-se é sempre válido. Mas com orientação profissional fica bem melhor. O ideal é que os exercícios tenham a condução de um profissional de educação física, especialista que comemora seu dia neste 1º de setembro.

Ele tem como atribuição auxiliar no cuidado com a saúde e garantir o bem-estar de seus alunos enquanto praticam atividades físicas. O profissional de educação física elabora um programa de exercícios alinhado com objetivos e pretensões de seus alunos, levando em conta cada tipo físico e também eventuais necessidades especiais do aluno. É tarefa destes profissionais disseminar práticas de rotina saudável e com exercícios físicos assistidos.

Ao escolher um local para praticar qualquer atividade, uma academia por exemplo, deve-se levar em conta mais que estética, facilidade de acesso ou investimento financeiro. O aluno deve dar atenção ao suporte profissional oferecido, os profissionais de educação física que terá à disposição. O acompanhamento é primordial para assegurar a saúde e afastar o risco de lesões articulares e musculares e doenças que podem surgir, de hipoglicemia e perda de proteínas até complicações cardíacas ou morte súbita.

A orientação, ainda, faz com que o aluno tome gosto pelos exercícios e garanta uma rotina de hábitos mais saudáveis, que ultrapassa a prática de atividades físicas com regularidade e que elevem a qualidade de vida. O especialista desta área alia educação dos movimentos de cada modalidade e ainda dá subsídios para o melhor condicionamento físico de pessoas de todas as idades, para fins que vão de alto rendimento esportivo ou mesmo recreação.

Por estes motivos, o dia 1º de setembro não fica restrito as saudações aos profissionais de educação física. Eles cumprem papel na sociedade ao propiciar qualidade de vida das pessoas. A data serve para mostrar a importância deles ao guiarem o cidadão para uma vida melhor, mais feliz e com mais saúde, física e também mental. Vai muito além das endorfinas.

Fabiano Braun é diretor técnico da assessoria esportiva Floripa Runners,Conselheiro CREF3/SC e vice-presidente da Associação dos Treinadores de Corrida de Santa Catarina (ATC-SC)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.