Pela valorização do profissional de Educação Física

POR DANIELA BARCELOS – Cada pessoa e a função que ela exerce no mercado de trabalho é importante. Independentemente de qual área atue, suas ações refletem positivamente para a sociedade.

Claro que existem profissões que se destacam mais entre outras por sua finalidade, e as mesmas são e devem ser valorizadas.

Os Profissionais de Educação Física atuam na área da saúde e a mesma se ramifica em diversos setores: educacional, hospitalar, esportiva, turismo, recreação, entre outros. E por alguma razão, esta profissão não recebe a valorização merecida de uma forma geral. 

Uma explicação para isso pode estar relacionada com pessoas que exercem funções desta profissão sem serem pessoas habilitadas para tal. E atualmente, com o crescimento das redes sociais, isso é fácil de encontrar.

Porém, atuações sem habilitação é contra a lei e estes profissionais “falsos” podem e devem ser autuados. 

Prescrição de exercícios é função para pessoas habilitadas e que possuem conhecimento teórico e prático na modalidade, e assim sabem como direcionar o seu conhecimento para seus alunos ou atletas.

Desconfie de programas propostos por pessoas que não têm a licença através da lei para prescrever. É importante verificar sempre antes de contratar um profissional.

E mesmo o profissional habilitado deve sempre estar à procura de renovar seus conhecimentos, por meio de leituras, cursos, práticas e por escolhas corretas que estejam de acordo com a sua profissão no seu dia a dia.

Os Profissionais de Educação Física muitas vezes são espelhos para seus alunos, o que aumenta ainda mais a responsabilidade diária de suas ações.

Aproveito para deixar aqui também neste texto uma mensagem aos profissionais da nossa área, que continuem sempre a se dedicar com muito amor, seja em qual setor atuem. Sabemos que enfrentamos diversos problemas, barreiras, que muitas vezes nos impedem de fazer o melhor. Mas a cada dia que conseguirmos plantar uma semente, mesmo que bem pequena, ela irá influenciar em algum momento e aos futuros professores em formação.

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