POR DANIELA BARCELOS – Estamos no início do ano novo. Ano que depositamos muitos objetivos futuros na corrida e também um ano em que muitos estão iniciando a correr.
Quando pensamos em treinamento e resultados que queremos alcançar, dependemos de alguns princípios que são os pilares para uma evolução.
Um deles é o princípio da continuidade, que diz que a atividade física deve ser realizada continuamente, sem interrupções, pois a interrupção de qualquer tipo de atividade leva o organismo ao retorno da situação inicial, em termos gerais. Quanto maior for o período de interrupção, maiores serão os prejuízos à condição física, que depende do tempo que ficou inativo.
O maior desafio para um iniciante é manter a constância dos treinos. Geralmente os iniciantes deslocam a preocupação para quantos quilômetros correr, quais provas fazer, porém o grande desafio é manter os treinos e a frequência semanal.
A motivação e o gostar da prática são fundamentais para a continuidade, e também a facilidade em fazer. E na corrida não temos do que reclamar com relação a praticidade, ela é um dos esportes de mais fácil acesso.
A paciência em ver resultados é uma grande aliada da continuidade, pois a ansiedade faz com que o corredor avance com passos maiores, e tenha que parar por alguma lesão. E isso quebra este princípio tão importante.
Evite o que possa interromper a sua corrida, e respeite o tempo que seu corpo precisar para avançar. Os humanos são iguais, porém diferentes ao mesmo tempo. Por isso respeite seu corpo e faça tudo no tempo certo.
Continue seus treinos!
Daniela Barcelos tem 18 anos de experiência como atleta amadora – começou a correr em 1999. Formada em Educação Física, com pós-graduação em Fisiologia do Exercício. É treinadora de corrida em assessoria própria que leva seu nome.
Conheça mais em www.danibarcelos.net.