A corrida de rua, uma das modalidades esportivas mais acessíveis e populares no Brasil, está em alta entre os consumidores da Shopee, marketplace que conecta vendedores e consumidores. De acordo com levantamento realizado pela plataforma, houve um aumento significativo nas buscas e vendas de produtos relacionados à prática esportiva. De acordo com o Data Shopee, de janeiro a agosto de 2024, itens de corrida registraram crescimento de mais de 95% em vendas e mais de 85% em buscas na plataforma, em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Os itens mais interessantes para os corredores
Os amantes da corrida buscam produtos que ofereçam praticidade, conforto e segurança durante a atividade. Os óculos de corrida, que garantem proteção contra o sol e melhoram a visibilidade, tiveram um aumento de mais de 7 vezes nas vendas da Shopee durante o período analisado. Entre os mais vendidos também estão os tops esportivos, que tiveram um crescimento de mais de 2 vezes, e os shorts respiráveis, com aumento superior a 100%. As buscas também registraram crescimento, com itens como garrafas tendo um aumento de mais de 3 vezes nas pesquisas da plataforma, assim como os coletes de corrida, que apresentaram uma variação positiva de mais de 2 vezes no período. Entre os produtos dessa modalidade, os com maior crescimento no período são:
- Em vendas gerais: óculos esportivos, tops, shorts, kits de corrida, camisetas e bermudas.
- Em buscas gerais: óculos esportivos, garrafas, coletes de corrida, tops, shorts e pochetes.
Mulheres e homens em movimento: conforto e estilo, proteção e performance
As mulheres seguem a tendência geral, mas com algumas particularidades em suas escolhas: elas demonstram uma preferência por itens que aliam conforto, praticidade e estilo durante a prática esportiva. Os produtos com maior crescimento em buscas e vendas para o público feminino foram óculos de corrida, seguidos por tops, coletes, shorts, kits de corrida e cintos.
Entre os homens, além dos clássicos de corrida, como shorts e camisetas, produtos como caneleiras e pochetes também ganharam espaço entre os itens mais vendidos e buscados.
A corrida na terceira idade: crescimento entre os 65+
Um dado que chama atenção na pesquisa é o significativo crescimento nas vendas de itens de corrida entre consumidores com 65 anos ou mais, com um aumento de mais de 3 vezes no período analisado. Os dados indicam que essa faixa etária está investindo em um envelhecimento ativo e saudável. Os produtos com maior crescimento nas vendas para esse público são os óculos esportivos, cintos de corrida e tops.
O impacto do ano de jogos
Além da corrida, após as últimas Olimpíadas, o interesse dos brasileiros por produtos esportivos cresceu na Shopee. O levantamento realizado entre junho e agosto deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado, revelou que o skate aparece como um dos produtos com maior crescimento nas vendas, seguido por fitas de ginástica e kimonos. Além desses, a lista dos produtos que registraram o maior crescimento nas vendas do período também inclui bolas de futebol e basquete.
A lista dos produtos com maior crescimento nas buscas são:
- collant de ginástica – mais de 100%
- fita de ginástica – mais de 40%
- skate – mais de 40%
A nova onda dos mais jovens: surfe e lazer em alta Entre as faixas etárias, o público de até 17 anos lidera com folga o crescimento das vendas de itens esportivos, com a prancha de surfe destacando-se como um dos produtos mais procurados. A popularidade do surfe, impulsionada pela chamada “Brazilian Storm” – geração de surfistas brasileiros que vem dominando o cenário mundial e que tem grande presença em plataformas digitais – pode ser a resposta para esse dado. Já o público de 18 a 24 anos também apresenta um aumento considerável nas vendas de produtos esportivos. Nesse grupo, além das pranchas de surfe, itens como skates, bolas de futebol e bicicletas também vem ganhando espaço

