Promessa de treino para o ano novo: será que realmente funcionam?

POR DARLAN DUARTE – Falta pouco mais de um mês para o fim de 2019. E está aberta a temporada de promessas 2020. Aquela dieta que não funcionou no início desse ano virá novamente à tona, os treinos de corrida que não encaixaram tão bem vão começar 100%, além dos clássicos “Vou ler mais!” e “encontrarei mais os amigos”. Mas aí, vem o ano novo, passa janeiro, fevereiro, março e, quando vemos, estamos novamente com os mesmos hábitos que havíamos prometido melhorar.

Parece pessimista? Talvez. Mas isso ocorre por um motivo: As promessas motivadas por DATAS, e não por DESEJOS PESSOAS.

Primeira coisa que devemos entender: treinar com regularidade é muito, muito difícil. Segundo dados do Ministério do Esporte e OMS, apenas 20-25% das pessoas fazem atividade física regular, em média, variando de idade para idade. Isso mostra o quanto esse hábito é superestimado nessa época do ano.

Mas como mudar de verdade, e de fato começar e manter um treinamento de corrida, ou qualquer outra atividade física?

Esqueça as datas

Existe um provérbio chinês que diz “Não espere resultados diferentes fazendo as mesmas coisas”. Isso é a mais pura verdade. Se todo ano você entra com a promessa que irá começar um treinamento de corrida, ou passará a ter uma rotina mais ativa, e isso não ocorre de fato, é porque a estratégia está errada.

O mesmo vale para os dias da semana. Muita gente sabota a semana toda porque não foi treinar na segunda-feira.

ESQUEÇA ISSO!

Para começar a treinar sério, você deve considerar que todo dia é uma oportunidade de começar (ou recomeçar), independente se estamos no fim do mês, semana ou mesmo ano.

Tenha metas claras

Sem propósito, sem compromisso. A verdade é que dificilmente você terá a disciplina necessária se não houver um motivo específico. Vai começar a caminhar? Mire a meta de caminhar 40 minutos em até 1 mês. Chegou a essa meta, estabeleça um percurso e o objetivo de completá-lo mais rápido.

Já está dando as primeiras “corridinhas”? Inscreva-se numa prova de 5km e foque em terminá-la bem.

O ser humano vive de metas: comprar uma casa, casar, ser promovido, crescer seu próprio negócio. E TODOS, sem exceção, sentem-se mais próximos e com maior foco quando traçam um plano para chegar nesses objetivos. Com o treinamento físico, não seria diferente, né?

Procure orientação especializada

Ter um técnico de corrida, ou um personal trainer que irá propor toda jornada rumo a sua meta, é essencial. Os dois motivos principais? Orientação e motivação.

Quando começamos atividades consideradas mais simples – como a caminhada, por exemplo – muitas vezes não vemos a necessidade de uma orientação. Porém, nosso corpo tem um processo de adaptação à caminhada, corrida e outras atividades físicas, e o especialista detém exatamente esse conhecimento para essa jornada com mais segurança.

E você? Já está pensando na promessa de treinos de 2020 ou está fazendo algo de verdade HOJE?

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