Protocolo ajuda atletas no retorno à corrida de rua em SP

Em parceria com grupo de corredores, documento encaminhado à Prefeitura da capital paulista pela vereadora Janaína Lima visa à retomada segura da atividade diante da pandemia de Covid-19

A vereadora Janaína Lima (NOVO) encaminhou para a Prefeitura de São Paulo protocolos para corrida de rua individual na capital. O documento contém uma série de orientações para a retomada da atividade visando à prevenção da contaminação do novo coronavírus causador da Covid-19. Trata-se de um registro colaborativo e realizado em parceria com especialistas do setor e conta com o subsídio de médicos e profissionais de assessorias de corrida como Darlan Duarte, Marcos Paulo Reis, José Carlos Fernando, Paula Navarez, Vera Saporito, e Luciana Haddad.

“O objetivo é que as instruções auxiliem e pautem a rotina dos atletas na retomada às corridas individuais de rua diante da nova realidade, decorrente da pandemia do novo coronavírus”, destaca a vereadora.

O documento traz procedimentos como a higienização pessoal e de equipamentos, além de orientações sobre o uso correto de máscara e de distanciamento social durante os treinos. Nele, também se destacam o tratamento de objetos pessoais, locais de treinamento e orientações para atividades em grupo.

O movimento conta ainda com informações para a administração municipal a respeito de treinos em parques (recentemente abertos ao público). Ele sugere, por exemplo, a fiscalização na entrada desses equipamentos, assim como a instalação de dispensers com álcool em gel 70° e a distribuição de material com informações para a prevenção da doença.

Alguns pontos sugeridos:

– Mantenha distância de ao menos 2 metros de corredores ao seu lado e de 10 metros do corredor à sua frente. – Atletas não poderão tirar a camisa após o treino. O movimento de tirar a camiseta pode espalhar gotículas de suor pelo ar e transmitir o covid-19 – Usar o gesto de levantar o braço (como quando um corredor vê um buraco adiante) onde os corredores identifiquem a distância que deve ser mantida entre um e outro. – O alongamento deve ser feito sem qualquer equipamento para evitar contaminação. – Para o caso de encontrar outro atleta pelo caminho: abraços, cumprimentos com contato e fotos estão suspensos. – Sua roupa e equipamentos de treino devem ser higienizados depois de cada sessão  de treinos. – É indispensável o uso de máscara facial durante os treinos. – Todo atleta passa a ser 100% responsável pela sua hidratação. Ou ele leva para o treino ou adquire em algum comércio próximo.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.