Diferença entre treinos Intervalados e Fartlek

POR DANIELA BARCELOS – Muitos corredores, principalmente iniciantes, confundem os métodos de treinos intervalado e fartlek. Porém há muitas diferenças entre eles.

De uma forma geral, o treino intervalado é caracterizado pela fragmentação do esforço total (volume), com períodos de recuperação, ou seja, você alterna períodos de alta intensidade com períodos de baixa intensidade.

O fartlek é um termo em sueco para “jogo de velocidade”. Este método consiste basicamente em alternar a intensidade (velocidade) em uma corrida contínua. Esta alternância de velocidades pode ser feita livremente, ou por definição de certa distância ou tempo.

Especificamente o treino intervalado pode ser dividido em intensivo ou extensivo.

No intensivo os períodos de alta intensidade são de distâncias curtas (200 até 500 metros – isso pode variar de acordo com a metodologia do treinador), nos quais as velocidades são mais altas, e as pausas devem ser mais longas e passivas, ou passiva/ativa.

No extensivo, os períodos de alta intensidade são de distâncias mais longas do que nos intensivos (600 a 1.200m – pode variar de acordo com a metodologia do treinador), nos quais a velocidade é menor do que nos intensivos, e as pausas são mais curtas e passivas, ou passiva/ativa.

No fartlek não há pausas, apenas a mudança de velocidade de forma livre ou possivelmente controlada, dependendo também da forma que o treinador prescreve.

A confusão entre os dois ocorre quando a pausa do intervalado é ativa. Porém esta pausa ativa tem o objetivo de recuperação do estímulo forte da sessão, geralmente um trote leve ou até uma caminhada. Além da recuperação, esta parte ativa é incluída quando a pausa do estímulo é muito longa, e desta forma mantém o corredor aquecido e preparado para a próxima repetição. É muito útil em climas frios também, no qual a temperatura do corpo decai mais facilmente. Já no fartlek é apenas a modificação da velocidade e não é considerada uma pausa.

Bons treinos!

 

Daniela Barcelos tem 16 anos de experiência como atleta amadora – começou a correr em 1999. Formada em Educação Física, com pós-graduação em Fisiologia do Exercício. É treinadora de corrida em assessoria própria que leva seu nome. Conheça mais em www.danibarcelos.net.

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