Qual é o seu ritmo?

fitness-957115_960_720POR DANIELA BARCELOS – O ritmo na corrida indica a velocidade em minutos por quilômetro (min/km).

Quando você visualiza em sua planilha o ritmo, significa que cada quilômetro você percorrerá naquele tempo. Exemplo: um treino contínuo de 10 km, com ritmo de 5 min/km, terá um tempo total de 50 minutos.

Mesmo se a distância não atingir 1km, podemos determinar o seu tempo através do ritmo. Exemplo: 5 x 800 metros com o ritmo de 4:30 min/km. Cada volta de 800 metros terá o tempo de 3:26 min/km.

Cada método de treino na corrida possui um ritmo diferente. Treinos de menor volume, o ritmo será mais rápido, e treinos de maior volume, o ritmo será mais lento. Com a evolução nos treinos você melhora este ritmo, e assim ele deve ser ajustado constantemente. Os treinos intervalados são os que promovem melhores resultados neste aspecto.

O treinamento indicará o melhor ritmo para uma determinada prova que pretende participar. Por isso é tão importante respeitá-lo desde o início. Também há estratégias de ritmo para as competições, mas isso ficará para um outro texto.

Bons treinos em busca de seu melhor ritmo!

Daniela Barcelos tem 15 anos de experiência como atleta amadora – começou a correr em 1999. Formada em Educação Física e com pós-gradução em Fisiologia do Exercício, Dani fundou este ano a assessoria que leva seu nome. Conheça mais em www.danibarcelos.net.

 

 

 

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.