Recovery – O que devo fazer?

POR ANDRÉ NOGUEIRA FERRAZ – A rotina de treinos está cada vez mais intensa conforme passam as semanas. Treinos de tiros, rodagem e o nosso “longão” do final de semana cada vez mais exigindo o controle do nosso PACE.

Nossos músculos nesse momento nos “pedem” para relaxar

Mas e ai, o que devemos fazer? Ahhh, claro, uma belíssima sessão de RECOVERY seria fundamental! Entrar numa banheira de gelo para começar, enfrentando a água em uma temperatura baixíssima seria o primeiro passo.

Porém, em 2018 um grande estudo mostrou que existem duas técnicas que realizadas em conjunto, alcançam excelentes resultados na recuperação dos músculos após atividades como a corrida.

Liberação Miofascial associada às botas pneumáticas (Botas de Compressão).

A liberação miofascial é uma técnica de massagem profunda, que tem como principal objetivo relaxar os músculos.

A liberação auxilia no relaxamento do músculo, melhorando as dores tardias dos exercícios. A técnica é fundamental quando falamos em recuperação e até mesmo preparação dos músculos para os treinos e competições. Quando temos a musculatura em bom estado, somos capazes de gerar melhores resultados, ou seja, a Liberação Miofascial pode ajudar na performance do atleta.

Já as botas pneumáticas, são excelentes por auxiliar no retorno venoso (retorno do sangue para o coração), fazendo com que o corpo consiga reagir de forma acelerada ao exercício. Assim, associando as duas técnicas, podemos deixar nosso corpo apto mais rapidamente a retomar os treinos, diminuindo o risco de possíveis dores que possam evoluir para lesões.

De um modo geral, realizar a sessão de Recovery 1 vez por semana ou a cada 15 dias seria interessante.

A Club Fisio desenvolveu um protocolo visando a melhoria dos resultados dos corredores, seja a sua prova de curta distância ou longas distâncias.

Venham Conferir

Até Semana Que Vem

André Ferraz

Fisioterapeuta Formado Pelo Centro Universitário São Camilo
Especialista pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo
Mestre em Ciências da Reabilitação pela Universidade Nove de Julho
Idealizador da Rede Club Fisio de Fisioterapia.
Com Mais de 10 anos de experiência na área esportiva, tem como visão a Fisioterapia Preventiva para Proporcionar Maior Efetividade nos Treinos e Competições.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.