Reduzir no fim do ano

POR DARLAN SOUZA – A organização dos ciclos de treinamento é composto por fases ou como chamamos, os ciclos de treinamento. Ao longo do ano na temporada, seja você amador, ou profissional, chega em um ponto que é preciso reduzir as cargas de treinamento, independente do esporte que pratica.

Para a grande maioria das pessoas, esse ponto ocorre no final do ano e devemos tratar esse momento da mesma maneira que tratamos os ciclos normais de preparação e competitivos ao longo da temporada.

Sabemos que essa etapa do treinamento físico consiste em restaurar a homeostase (equilíbrio) dos sistemas orgânicos.

Segundo Platonov (1992) e Yessis (1987), a recuperação passa pelas seguintes fases:

I) recuperação da capacidade de trabalho, em que o organismo tentará restaurar os depósitos de substratos utilizados, eliminar os metabólitos e restaurar os sistemas nervoso, cardiorrespiratório, endócrino e estrutural dos músculos;

II) restauração e melhora do estado prévio do desportista (supercompensação); e

III) estabilização de um novo estado de forma física.

Negligenciar o tempo necessário para restauração da condição física antes de um novo estímulo caracteriza uma condição inadequada, pois limita o desempenho e aumenta os riscos de lesões.

Ao longo do processo de treinamento, uma sucessão inadequada, no que se refere à relação estímulo-recuperação, pode levar a uma condição de overreaching ou até mesmo de overtraining (FOSTER, 1998).

RECUPERAÇÃO ATIVA

É a realização de exercícios contínuos aeróbios de baixa intensidade (PASTRE et al., 2009). Essa prática é capaz de reduzir os sintomas das lesões induzidas pelo exercício, uma vez que promove um aumento no fluxo sanguíneo e consequente elevação da taxa de remoção de resíduos nocivos. Além disso, aumenta a liberação de endorfina e hormônios estimulantes. Outro ponto importante da redução do treinos é a colaboração direta na restauração dos níveis naturais de hormônios (em homens e mulheres) e a ressíntese de minerais importantes como ferro e cálcio. Aproveite esse momento importante, para realizar seus check-ups de final do ano, e curtir mais seu tempo livre com amigos e a família.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.