Ressaca pós-maratona: você já sofreu com isso?

POR DARLAN DUARTE – “Nunca mais vou fazer uma maratona”, “agora, quero só curtir e não nada de correr um bom tempo”. Como treinador de corrida há mais de 15 anos,  muitas vezes já ouvi isso dos meus corredores, e logo após a conquista da distância tão desejada.

Como corredor, também já pensei (ou falei) em algum momento uma dessas frases, seja durante a preparação, nos treinos mais difíceis, ou mesmo ao final do grande desafio.

E para muitos, após a prova (na hora, ou alguns dias depois), vem o vazio, a falta de motivação, o questionamento. É um sentimento quase subconsciente: porque continuar acordando cedo depois de um esforço tão grande ao longo dos meses? É o que chamamos de RESSACA PÓS-MARATONA. E acredite: ela pode tirar sua vontade de correr.

Existem dois motivos principais que desencadeiam esse problema.

NÃO ESTAR TÃO PREPARADO

Treinar para uma maratona foi, é e sempre será difícil. Mas existe uma linha tênue entre a superação dos 42.195m e a sensação de não estar preparado, turbinada por treinos ruins e uma mente não muito forte. Esse segundo item, aliás, é um dos mais subestimados.

Quando um corredor não está preparado, fisicamente e mentalmente, todo o processo pode ser traumático, e levá-lo a uma experiência muito ruim. O sucesso da jornada é substituído pela falta de sentido em continuar correndo. Afinal, como continuar a correr, se dedicar, já que alcançou o limite do desgaste físico e mental?

NÃO SER UM MARATONISTA

Como corredor, já fiz 8 maratonas ao longo de 15 anos de corrida. E acredite: eu não sou um maratonista.

Digo isso porque muitos alunos se enxergam correndo apenas nessa distância. Sentem-se felizes quando tem um longão no fim de semana e apreciam todo o processo. A dúvida apenas é em quanto tempo vai (ou conseguirá) fazer.

Quando se não é um maratonista, o processo é muito desgastante. E encarar esse processo inúmeras vezes pode te afastar da corrida regular, principalmente após superar a maratona.

Por isso, muita atenção para escolher o momento certo para sua primeira (ou próxima) maratona. Correr é um estilo de vida, e você deve estar preparado para encarar os desafios e já enxergar o novo capítulo que irá construir dias depois.

Mas quer uma folguinha da corrida alguns dias após a maratona? Tudo bem. Afinal, ninguém é de ferro, não é mesmo?

28

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.