Três percursos desafiadores cruzarão os principais pontos turísticos da cidade da Região dos Lagos (RJ)
Uma modalidade que faz cada vez mais sucesso entre os corredores brasileiros, o Trail Run vem ganhando novos adeptos a cada etapa da World Trail Races, evento realizado pela 213 Sports – vertical de esportes da V3A – e Speed Eventos Esportivos. Encarar uma corrida de montanha não é tarefa fácil, mas o desafio é prazeroso também, sobretudo em meio a natureza e entre belas paisagens do litoral da Região dos Lagos no Rio de Janeiro, como é a etapa de Arraial do Cabo, que acontece neste sábado, 27, e que atrai atletas profissionais e amadores de todo o país e também do exterior. Considerado por muitos o Caribe brasileiro, a cidade sediará o evento pela oitava vez e a Arena WTR será montada na Praia Grande.
“Essa é uma prova com características específicas que atrai corredores de todos os Estados do Brasil e onde temos atletas, também, de fora do país. Ao longo desses anos, tivemos participação de atletas de vários países na WTR Arraial do Cabo”, afirma Ricardo Isaac, diretor da Speed Eventos Esportivos.
Uma das etapas pioneiras da WTR, a prova é prestigiada também por atletas da região, como é o caso de Eduardo de Brito Ramos, de Búzios (RJ), 36 anos, que das sete edições realizadas em Arraial do Cabo, participou de seis e foi campeão em todas as provas que disputou, em diferentes categorias. “Arraial é onde iniciei o Trail Run em 2010 e não parei mais. Sou pentacampeão dos 21km solo, inclusive marquei o melhor tempo (1h21min) e também já ganhei o 30km uma vez, por isso esse ano vou em busca da segunda vitória na Long. Essa etapa é uma das provas mais lindas no Caribe brasileiro e também com um percurso muito desafiador”, ressalta o atleta, que também participa de várias etapas do calendário.
Percursos exigem preparo diferenciado – As provas acontecem em terrenos irregulares, trilhas, subidas, descidas, costões e exigem um preparo maior. Mas há percursos para todos os níveis. Para isso a World Trail Races preparou distâncias de 6km Short (até 1h30 de prova), 21km Long (até 5 horas de prova) e 30 km Full (até 7 horas de prova). Essa será a única etapa da temporada que poderá ser disputada em dupla, no percurso de 21km. Até as crianças têm vez na WTR e são incentivadas, desde cedo, aos benefícios da prática esportiva com a Kids Race.
Segundo Isaac, o percurso de 30km passará por todas as praias da cidade (Praia Grande, Praia do Pontal, Prainha, Praia do Forno, Praia dos Anjos e Praia Brava). O de 21km só não passará pela Praia do Pontal, mas os participantes farão um percurso circular por mirantes que possibilitará um visual de diversos ângulos de Arraial do Cabo, além de passarem por ruínas de uma fábrica desativada. Já o Short (6 km) será disputado somente na Praia Grande.
“Os três percursos são realmente paradisíacos. É uma das etapas mais lindas da WTR porque conseguimos fazer com que tenham um visual maravilhoso das praias, com águas com cores diferentes. Ao longo desses anos a gente vem trabalhando e evoluindo para melhorar detalhes, como por exemplo, desde 2022, colocamos escadarias no percurso, como das Prainhas, mesmo mesclando diversos tipos de terrenos”, explica Isaac.
Quem for competir no percurso 30km participará também do Desafio WTR Zerando a Montanha by Strava, que será disputado justamente nesse trecho do percurso que passa pela Escadaria do Pontal. O atleta masculino e feminino que passar mais rápido pelo percurso da areia da praia (das Prainhas) e a subida da escadaria vence o desafio e receberá prêmios diferenciados da Strava e Mombora.
Atletas, familiares e público em geral podem desfrutar das atrações programadas na Arena WTR com shows de bandas locais, ativações de patrocinadores, recovery gratuito com massagem, bota de compressão e piscina de crioterapia, test drive de tênis da On Running, WTR Store com venda de produtos oficiais da Liga, food park e Área Kids.