São Silvestrinha: Especialistas falam sobre a importância do esporte na infância

Evento é um bom motivo para inserir a prática esportiva no cotidiano dos pequenos

 O boom das corridas no Brasil está diretamente ligado ao desejo de uma vida saudável física e mentalmente. Para as crianças não é diferente. A atividade física é uma ferramenta poderosa na formação de bons hábitos e na construção de vínculos familiares. A Corrida São Silvestrinha chega a sua 28ª edição neste domingo (15/12). Desde 1994, a prova tem como objetivo transmitir ao público infanto-juvenil, a cultura da corrida de rua mais famosa do Brasil.

“Crianças que praticam atividade física apresentam ganhos reais. Sejam por aspectos físicos: equilíbrio, força, gesto esportivo ou por questões psicológicas, como lidar com desafio, com o tempo, com a evolução gradual. O jovem esportista aprende desde cedo a socializar, a conviver, a ouvir”, enumera a pediatra Dra Ana Lúcia de Sá Pinto, Pós-doutorada em Medicina do Exercício e Esporte na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda para crianças de até 5 anos duas horas diárias de atividades, entre esportes e brincadeiras lúdicas (pega-pega, pique-esconde, etc.). Dos 6 aos 17 anos, a sugestão é de, ao menos 1h/dia. “O que mais se busca hoje é limitar o tempo sedentário. A escolha da atividade é secundária. Mas é preciso diminuir o volume de horas sentado ou jogado no sofá”.

A pediatra reforça o poder do exemplo familiar como peça fundamental nesse processo. “O início da experiência esportiva deve ser lúdico. A companhia dos pais e um ambiente agradável torna aquele momento feliz e desperta a vontade de repeti-lo. Nestas horas, vale mais fazer do que falar”, explica.

Exemplo e companheirismo

Na São Silvestrinha, as crianças com até 10 anos correm distâncias menores (entre 100m e 200m) e contam com a opção de participar acompanhadas dos pais na categoria DUPLAS, na qual os adultos e as crianças recebem camisetas, números de peito e comemoram juntos ao final com suas medalhas.

A fisioterapeuta e especialista em corrida Raquel Castanharo irá participar com o marido e os dois filhos. “Estou bem animada que eles vão fazer a São Silvestrinha. Os meus filhos não costumam participar de muitas corridas infantis, afinal a corrida é o que tira a mamãe de casa (risos)”.          

Sobre a importância do esporte para os filhos, ela explica: “Eles nem sempre querem correr. Então, é importante respeitar também como a criança se sente melhor. Ela precisa, sim, é se movimentar. Eles fazem natação, tênis e, principalmente, brincam. De qualquer forma, eles têm no pai e na mãe exemplos de quem coloca a atividade física como parte da rotina. Eles entendem que faz parte do dia a dia e é tão saudável quanto comer ou escovar os dentes”, comemora Castanharo, que vai correr a São Silvestre na companhia do marido pelo segundo ano consecutivo, reforçando o efeito do exemplo.

Desenvolvimento e formação

Claro que uma prova inspirada na São Silvestre incorpora os sonhos de futuros campeões. Quem sabe, um deles pode ser um corredor profissional um dia. Exemplos não faltam. O fato é que a turma dos 11 aos 17 anos tem distâncias maiores na pista do Centro Olímpico (entre 300m e 800m) e as disputas são intensas e valiosas para os vencedores.

Foi assim com Adriana Silva, a corredora viajou o mundo representando o Brasil, tornou-se bicampeã pan-americana na Maratona e foi 3ª colocada na São Silvestre em 2004. Entre tantas conquistas, ela ainda se lembra como tudo começou, correndo a São Silvestrinha. “Eu tinha 12 anos e foi uma grande transformação”. Sua história inspira jovens corredores que ela treina no Instituto Enfrente, em Paraisópolis. “Eu criei o Instituto em 2020 para que crianças da comunidade pudessem trilhar um caminho melhor através do esporte. Sempre falo para eles que a São Silvestrinha é a mini São Silvestre. E este ano, parte deste grupo estreia na mini com o sonho de um dia correr na prova mais importante do Brasil. São garotos entre 7 e 15 anos que estão muito ansiosos por essa oportunidade”, explica Adriana.

Para a Dra Ana Lúcia de Sá Pinto, a formação de um esportista é uma espiral de desenvolvimento pessoal. “Aquela criança que viveu o lúdico inicial, descobriu o prazer naquele ambiente. Aos poucos, evoluiu física e mentalmente. Agora ela alcança uma etapa, onde ela pode decidir se competir é um objetivo que lhe motiva. É quando ela deve entrar em aspectos mais específicos do treinamento esportivo. E, claro, mesmo que ela escolha outro caminho, tudo aquilo que ela conquistou vai lhe acompanhar para o resto da vida”.

Últimas vagas

A 28ª Corrida São Silvestrinha é uma prova para crianças e adolescentes dos 4 aos 17 anos, divididas em baterias que variam entre 100m e 800m, conforme a faixa etária. Em 2024, a Prova será realizada no dia 15 de dezembro, em São Paulo/SP na pista de atletismo do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa Marechal Mário Ary Pires. As inscrições estão disponíveis pelo site www.saosilvestrinha.com.br, com valores entre R$ 139,00 (individual) e R$ 278,00 (duplas). As formas de pagamento incluem Boleto Bancário, Cartão de Crédito (em até 4 vezes), PIX e PICPAY.

28ª Corrida São Silvestrinha
Data:15 de dezembro de 2024
Local: Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa Marechal Mário Ary Pires, à Rua Pedro de Toledo, 1651 – Indianópolis – São Paulo
Horário: A partir das 8h (primeira bateria)
Retirada de kit: 6h45 às 10h00
Inscrições: www.saosilvestrinha.com.br
Distâncias por categoria:Categoria individual crianças com 17 anos – 800 metros

Categoria individual crianças com 16 anos – 600 metros

Categoria individual crianças com 15 anos – 600 metros

Categoria individual crianças com 14 anos – 600 metros

Categoria individual crianças de 11 a 13 anos – 300 metros

Categoria dupla crianças de 11 a 13 anos – 300 metros

Categoria individual crianças de 7 a 10 anos – 200 metros

Categoria dupla crianças de 7 a 10 anos – 200 metros

Categoria individual crianças de 04 a 06 anos – 100 metros

Categoria dupla crianças de 04 a 06 anos – 100 metros

Fique de olhos nas novidades

Assine nossa newsletter

Saiba os principais lançamentos e noticia do mundo das corridas!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Go! Running Copyright © 2024.Rua Paracuê, 387 – Perdizes – São Paulo – SP | Tel (11) 3868-0300 | redacao@gorunning.com.br