Saúde e qualidade de vida não podem se resumir a um projeto verão

Por Beto Feitosa

Todo início de ano lemos notícias como o aumento do número de matrículas em academias, assessorias esportivas, praticantes de atividades físicas em parques ou mesmo o aumento nas vendas de materiais esportivos.

São os chamados “atletas de verão” que iniciam a pratica de exercícios físicos com o objetivo de em pouco tempo, ou seja, no próprio verão estar com aquele “shape” tão sonhado.

Infelizmente ou felizmente não existe uma formula secreta, metodologia de treino ou suplemento milagroso; o que existe de fato é uma construção, que leva tempo exige uma DECISÃO e DISCIPLINA. É um processo que precisa ser construído de dentro para fora, mudanças de antigos hábitos e construção de novos leva tempo, a ciência que estuda comportamento humano está aí para fundamentar o que estou dizendo. Mudar nunca foi ou será fácil em qualquer segmento da nossa vida, porque seria diferente nessa questão?

Tudo começa com a DECISÃO de mudar; e existe um bem mais valioso que é nossa SAÚDE? Acredito que não, poder realizar tarefas básicas sem dores, viver com mais disposição, aproveitar para brincar com os filhos, poder ter mais saúde mental, fugir da necessidade dos medicamentos e o principal envelhecer com saúde e qualidade de vida.

E como fazer da forma correta?

Primeiro é preciso entender que apesar de todos dizerem que nosso corpo é uma máquina perfeita, não é bem assim; é preciso de tempo para que seu organismo se adaptar e evoluir de forma segura e eficaz.

Comece se possível com uma consulta a um médico para saber se está apto a realizar a pratica de exercícios físicos, uma boa avaliação física e uma conversa com um profissional de educação física vai te mostrar de onde você está partindo e qual a melhor estratégia para você chegar ao seu objetivo. Definir pequenas metas para curto espaço de tempo vai ajudar a você se manter motivado(a) na busca pelo seu objetivo maior, evitando assim aquele sentimento de frustração que pode te desanimar e levar a parada da pratica.

Para finalizar é preciso saber que a pratica de exercícios físicos deve fazer parte da sua rotina; como trabalhar, estudar ou mesmo escovar os dentes; resumir essa pratica a “#tapago” será apenas mais um compromisso agendado pelo boleto do que pelo FOCO na sua saúde física e mental.

Pense nisso e bons treinos!

Prof.Beto Feitosa CEO da Beto Sports Saúde e Performance | Personal Trainer | Runner Coach

One Response
  1. Wanessa Oliveira 3 meses ago

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *