Ticket Sports divulga pesquisa sobre o cenário das mulheres no esporte

A pesquisa revelou alguns recortes que ajudam a explicar os avanços femininos sobre os esportes e quais são os fatores que ajudam a explicar a queda do público feminino.

O Ticket Sports, a maior vendedora de inscrições para eventos esportivos da América Latina, divulgou os dados que ilustram o cenário das mulheres no esporte.

A informação mais animadora é o crescimento da participação das mulheres nos eventos. A presença feminina avançou três pontos percentuais e passou de 42%, em 2021, para 45%, no ano passado, porém o número ainda é inferior aos participantes do sexo masculino.

A pesquisa revelou que para cerca de 47% o esporte representa qualidade de vida e apenas 34% atribuíram como a saúde. Foi detectado ainda um novo público, com atletas experimentando eventos esportivos e apostando neles como ferramentas para mudar de vida. Outro dado indica que o maior grupo etário é formado por pessoas entre 36 e 45 anos, sendo 40 anos a idade média dos participantes.

As corridas de rua representam a maioria das provas esportivas no país e as modalidades preferidas por elas são as corridas médias: 52,2% disseram preferir as provas entre 7km e 15km. Além disso, 51,8% apontaram as corridas curtas – de 3km e 6km – como preferências e 23,5% as caminhadas.

ASSÉDIO – Um ponto de reflexão trazido pela pesquisa diz respeito à questão do assédio: 13,4 % afirmaram já terem sido assediadas. Outro dado é que 57% das mulheres que foram assedias fisicamente ou verbalmente em alguma prova, costumam participar acompanhadas de uma amiga, irmã ou conhecida

Confira abaixo as informações disponibilizadas pela pesquisa.

Faixa etária- 42 anos. A média de idade entre as mulheres foi maior no público acima dos 40 anos e entre os motivos principais estão a carreira mais estável.

Renda Mensal– De 1 a 3 salários mínimos (R$ 1.302,00 a R$ 3.906,00). *O salário mínimo durante a realização da pesquisa era equivalente ao valor de R$ 1.302, 00.

Filhos- Das participantes da pesquisa 54,6 % possuem filhos, enquanto 45,4% não. De acordo com os dados divulgados pelo IBGE, em 2022, o país registrou uma média de 1,94 filho por mulher, o que fez com a média ficasse abaixo da taxa de reposição populacional, de 2,1 filhos.

Significado do esporte- Quando questionadas sobre o significado do esporte em suas respectivas vidas, 47% creditam a qualidade vida, 34% a saúde, 9,4% aos desafios, 5,1% autoestima, 2,1% estética e emagrecimento, e 1,4% a socialização.

Frequência- Segundo os dados, 42% das mulheres praticam atividade de 5 a 6 vezes por semana e 8,2% de 1 a 2 vezes por semana. Além disso, foi possível perceber que 67,4% que praticam atividades de segunda a sábado foram mais incentivadas durante a juventude, enquanto 51,9% que atualmente treinam entre 1 e 2 vezes foram menos incentivadas.

Modalidades favoritas- Entre as modalidades favoritas das participantes da pesquisa, 23% destacaram a caminhada, 18% a corrida, 10% o ciclismo, 4,2% a travessia e 4% o Triathlon.

Local das atividades– 45,9% ao ar livre | 40,1% nas academias | 3,4% em casa | 2,8 % clube | 6,4% outros.

Representatividade- Quando a questão é a representatividade 75,6% das participantes se sentem representadas pelo esporte feminino.

Marca na cabeça das mulheres no esporte- Nike 14% | Adidas 5,4% | Asics 3,5 %.

Atleta mais lembrada pelas mulheres- A atleta mais lembrada pelas mulheres foi a jogadora Marta que foi citada por 17,5% das participantes.

Participação em eventos- 28,9% pretendem participar de 10 ou mais eventos esportivos, em 2023. Quando a pergunta é em relação à inclusão e participação, 85% das mulheres acreditam que as ações são inclusivas e que aceitariam participar de eventos exclusivos para o público feminino. Entre as distâncias preferidas estão as provas de corridas média de 7k a 15k.

Assédio- Entre as participantes da pesquisa, 86,6% comentaram que nunca sofrem qualquer tipo de assédio, enquanto 13,4 % afirmam que já passaram por essa situação. Além disso, 57% das mulheres que foram assedias fisicamente ou verbalmente em alguma prova, participam acompanhadas de uma amiga, irmã ou conhecida.

Principais eventos- O evento mais citado pelas mulheres foi a Corrida da Mulher-Maravilha com 9,7%. Logo em seguida vieram o Circuito Vênus e o WRun com 4,9%, respectivamente, o W21k com 2,4%, e a Corrida e Caminhada Contra o Câncer de Mama com 2%.

Design sem nome

Fique de olhos nas novidades

Assine nossa newsletter

Saiba os principais lançamentos e noticia do mundo das corridas!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Go! Running Copyright © 2024.Rua Paracuê, 387 – Perdizes – São Paulo – SP | Tel (11) 3868-0300 | redacao@gorunning.com.br